Livro com dedicatória de Oscar Wilde é vendido por R$ 210 mil

oscar-wilde-size-598
O escritor Oscar Wilde (Reprodução

Obra ‘The Importance of Being Earnest’ foi autografada pelo escritor enquanto estava preso e dedicada ao administrador da penitenciária

Publicado na Veja

Uma primeira edição de The Importance of Being Earnest (A Importância de Ser Prudente, em tradução recente), de Oscar Wilde, com uma dedicatória feita pelo autor para James Nelson, o administrador da prisão na qual esteve confinado, foi vendida nesta quarta-feira em Londres por 55.000 libras (cerca de 210.000 reais).

Em 1899, o dramaturgo e poeta irlandês presenteou Nelson, que trabalhava na prisão de Reading (sul da Inglaterra), onde Wilde esteve preso por “indecência grave e sodomia”. O mimo foi uma demonstração de gratidão, pois o administrador permitiu que o autor voltasse a ler e a escrever em seu segundo ano de reclusão.

A obra, comprada no leilão Livros, Mapas, Manuscritos e Fotografias Históricas da casa de leilões Bonhams, é a edição de número treze das cem cópias feitas na época do último trabalho de Wilde, que foi escrito antes do autor ser preso em maio de 1895.

“Ao major Nelson: do autor. Um reconhecimento trivial por sua magnífica e nobre amabilidade. Fevereiro, 99”, diz a dedicatória do irlandês no livro.

Wilde (1854-1900) foi condenado em maio de 1895 e levado em novembro a Reading, onde ficou à mercê do diretor Henry Isaacson, um homem com “a alma de um rato”. No julgamento, o escritor foi proibido de ler e escrever, o que era considerado pelo irlandês como “vital para manter o equilíbrio mental”.

Quando Nelson substituiu Isaacson em julho de 1896, o dramaturgo recebeu permissão para guardar em sua cela material de escrita e redigiu De Profundis, uma extensa carta dirigida a seu amante Alfred Douglas, com quem mantinha uma relação homossexual que o levou a seu encarceramento quando estava no auge da carreira literária.

Reprodução Bonhams/
Livro ‘The Importance of Being Earnest’ autografado por Oscar Wilde – Reprodução Bonhams/

Comments

comentários

Powered by Facebook Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *