Veja como escrever um bom trabalho acadêmico

Quer garantir que o seu trabalho da faculdade será adequado aos padrões universitários? Veja como escrever um bom trabalho acadêmico

Publicado no Universia Brasil

 

Fonte: Shutterstock     Também é importante citar todas as fontes que você utilizou para escrever o seu trabalho e tomar muito cuidado com o número de citações
Fonte: Shutterstock
Também é importante citar todas as fontes que você utilizou para escrever o seu trabalho e tomar muito cuidado com o número de citações

Os seus professores da faculdade esperam que você seja capaz de realizar uma pesquisa acadêmica que demonstre todo o seu potencial como universitário. Para que isso seja possível, é preciso prestar atenção ao formato do trabalho, a metodologia que você vai utilizar e principalmente a linguagem escrita. A boa notícia é que isso não é tão difícil como parece.

Entender a proposta do trabalho é o primeiro passo para conduzir a sua pesquisa. O seu professor espera que você disserte sobre um assunto, analise um determinado tema desenvolva soluções para um problema? Defina o que deve ser feito para, então, começar o trabalho.

Após isso, comece a pesquisar e atente-se ao objetivo. A escrita deve estar de acordo com a audiência que o trabalho visa atingir, sem nunca se esquecer que um trabalho acadêmico exige uma linguagem formal. Pense no seu trabalho como um relatório profissional e escreva de formas diferentes caso você queira explicar o seu ponto ou convencer o público alvo, por exemplo.

Também é importante citar todas as fontes que você utilizou para escrever o seu trabalho e tomar muito cuidado com o número de citações. Se você utilizar muitos trechos de livros, por exemplo, o seu trabalho vai parecer um retalho de informações. Apenas use citações que sejam muito importantes para o seu desenvolvimento.

Por último, nunca entregue um trabalho sem revisá-lo. Ler o texto mais de uma vez vai garantir que você não deixou nenhum erro ortográfico passar, passando uma imagem de organização, disciplina e até mesmo profissionalismo. Pedir para outras pessoas lerem o trabalho também é uma ótima dica.

Comments

comentários

Powered by Facebook Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *