Veja 4 passos para gabaritar a prova de português no Enem 2014

Publicado no Universia Brasil

Fonte: Universia Brasil
Fonte: Universia Brasil O aluno deve ficar atento ao enunciado, pois é nele que está a resposta ou o modo de responder a pergunta

A prova de língua portuguesa do Enem causa preocupação em muitos estudantes: formada por longos textos e enunciados, o aluno menos atento pode ter dificuldades em identificar a resposta certa. Para ajudar você a gabaritar a prova de português do Enem 2014, a Universia Brasil conversou com o professor Ronaldo Pileggi, do Cursinho da Poli, que deu dicas valiosas. Veja a seguir:

1 – Leia com atenção a pergunta
Para o professor Pileggi, o aluno deve ficar atento ao enunciado, pois é nele que está a resposta ou o modo de responder a pergunta. Além disso, a pergunta servirá como um ponto de partida para que você faça uma leitura direcionada àquilo que é pedido.

2 – Identifique os elementos importantes

Pergunta, texto e alternativas possuem elementos importantes, como frases e palavras-chave, que serão de grande ajuda na hora de responder corretamente a questão. Assim, o aluno deve identificá-los, pois isso será de extrema importância para a próxima etapa.

3 – Relacione os elementos

Segundo o professor Pileggi, o Enem coloca textos longos em suas provas porque busca avaliar as competências de leitura e raciocínio dos alunos. Esse raciocínio é cobrado justamente buscando que ele relacione os elementos importantes do texto, pois se conseguir estabelecer essas ligações provará que entendeu o contexto e saberá dar a melhor resposta.

4 – Aplicar o conteúdo à questão

Agora que você já leu o texto e identificou seus pontos cruciais, retorne à questão e a releia. De que forma aquilo que você viu no texto a responde? Essa é a hora de ler as alternativas e procurar aquela que melhor resume os pontos que você levantou como sendo importantes.

Dica extra: identifique a fonte do texto

Para ter ainda mais certeza da sua resposta, o professor Pileggi aconselha também que você identifique a fonte do texto – ou seja, o autor. “Quando eu pego uma prova, a fonte do texto é a primeira coisa que eu leio. Isso porque a fonte diz muito sobre o texto em si e no caso de jornais e revistas, por exemplo, permite que saibamos como o autor se posiciona sobre o tema, ajudando a compreender melhor sua posição”, disse.

Comments

comentários

Powered by Facebook Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *