Saiba como aliar as férias com os estudos na preparação para o vestibular

veja-como-escrever-um-bom-trabalho-academico

Dividir o tempo entre o descanso e a revisão de matérias pode ser uma alternativa para o período de recesso de aulas

Publicado no Jornal Dia a Dia

As férias são um momento muito esperado pelos estudantes, especialmente aqueles que estão se preparando para o vestibular. Com a dedicação intensa aos estudos e simulados, muitos chegam ao fim do semestre cansados com a rotina pré-vestibular. Apesar do descanso que a folga das aulas possibilita, alguns estudantes ficam perdidos sem saber se mantêm o ritmo ou se aproveitam o tempo para o descanso total.

“A maratona de estudos merece uma pausa. O aluno precisa organizar o tempo e tirar pelo menos uma semana das férias para se desligar dos livros. Em seguida, deve retomar o estudo”, afirma o coordenador geral do Anglo Vestibulares, Luiz Ricardo Arruda. Para ele, a solução é diminuir o horário dos estudos e dedicar mais tempo ao descanso, para repor as energias.

Separar um tempo para descansar a mente se torna uma difícil missão para muitos alunos. Segundo Arruda, eles ficam com a consciência pesada, se permanecem longe dos livros. “O ideal é estabelecer um horário, mesmo que mais curto, para se dedicar na revisão dos temas mais difíceis, teorias e leitura das obras indicadas para o vestibular”, destaca.

Com o roteiro de estudos definido, se o estudante tem dificuldade em matérias de exatas, por exemplo, deve evitar exercícios desta área. “Ao tentar solucionar estas questões, o aluno tende a ficar preso em problemas que não consegue resolver, pois não tem quem possa dar orientação”, comenta Arruda. O indicado é se dedicar às matérias relacionadas às áreas que domina e rever o conteúdo do primeiro semestre. As questões mais difíceis podem ficar para o início das aulas.

Conselhos

Muitos alunos ficam concentrados nos estudos e acabam perdendo horas em teorias e exercícios de um mesmo assunto. O coordenador os aconselha a reservar 1 hora para cada matéria e estabelecer metas. “Estudar como louco não é a solução. Cobre de si mesmo atitude e deixe os resultados para o semestre seguinte. Não se sinta culpado, caso não conseguir manter a programação”, conclui.

Comments

comentários

Powered by Facebook Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *