“Game of Thrones” vira tema de curso em Universidade dos Estados Unidos

Desirée Soares, no Cabine Literária

Que As Crônicas de Gelo e Fogo/Game of Thrones são um enorme sucesso, todo mundo já sabe. Mas agora, a série de livros e a série de TV são objetos de estudos na University of Virginia, nos Estados Unidos. Foi criado um curso de verão, com duração de quatro semanas, para discutir conceitos sobre os livros de George R. R. Martin em paralelo com os episódios da HBO.

Imagem: Sanjay Suchak
Imagem: Sanjay Suchak

“‘Game of Thrones’ é popular, é interessante, mas também é muito séria. Temos muitos aspectos da série que são pesados e muito significativos, podendo ser ainda mais iluminados através das habilidades de análise literária”, contou Lisa Woolfork, professora do curso.

A série é conhecida por levar os espectadores a uma viagem emocional: personagens favoritos morrem inesperadamente e relacionamentos se desintegram. São estas camadas, voltas e reviravoltas que fazem a série ser útil para a análise literária, de acordo com Woolfork, independentemente do meio pelo qual as histórias são contadas.

Em aula recente, os alunos discutiram “O Casamento Vermelho”. Depois dessa grande tragédia, os livros e as temporadas não terminaram, como muitas outras séries o teriam feito. Uma das maiores lições de “Game of Thrones”, que a matéria discute, é justamente a forma como a vida continua após a morte.

O trabalho de conclusão é um projeto em grupo. “Alguns estão escrevendo um prelúdio em graphic novel, outros estão trabalhando com spoilers… Eu quero que eles considerem, ‘Como você acomapanha o progresso de um livro para à série de TV até esse grande fenômeno, e como isso se transforma?’ Literariamente falando, é um texto muito diversificado e rico. Tem muitas camadas, muitos personagens, e é muito inteligente”, completou Woolfork.

Comments

comentários

Powered by Facebook Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *