Editora pretende lançar livro inédito de João Ubaldo Ribeiro ainda em 2014

Escritor ocupava uma cadeira na Academia Brasileira de Letras. Crédito:Divulgação
Escritor ocupava uma cadeira na Academia Brasileira de Letras. Crédito:Divulgação

Publicado no Portal Imprensa
A Editora Objetiva pretende lançar ainda em 2014 um livro inédito do escritor, acadêmico e jornalista João Ubaldo Ribeiro. O imortal faleceu na última sexta-feira (18/7) em decorrência de uma embolia pulmonar. Aos 73 anos, ele escrevia a obra “Noites Lebloninas”, que reúne contos do autor.

Segundo o jornal O Estado de S. Paulo, o diretor-geral da editora, Roberto Feith, ainda deve acertar os detalhes da iniciativa com a psicanalista Berenice Batella, esposa de Ribeiro. “É um presente dele para os brasileiros, para quem gosta de ler e de rir”, disse.

“Ele deixou dois contos absolutamente finalizados, fantásticos, deliciosos, e estava escrevendo o terceiro. São muito engraçados e leves. Li e fiquei apaixonada. Tenho certeza de que ele queria que o povo lesse”, completou.

O conteúdo da publicação inédita foi revelado pelo poeta Geraldo Carneiro. Amigo de longa data de Ribeiro, ele disse ao Estadão que a obra remete ao “Livro de Histórias”, lançado por Ubaldo em 1981, pelo Círculo do Livro, e reeditado pela Nova Fronteira, dez anos depois. Os dois novos contos são “Já Podeis da Pátria Filhos” e “Outras Histórias”.

“O narrador é um porteiro nordestino que fala sobre o que vê na vizinhança. Faz lembrar muito o ‘Livro de Histórias’, que é uma das obras mais engraçadas da literatura brasileira, no nível de Mark Twain e Monteiro Lobato. Tem um morador gay com um cachorro que o ajuda a farejar possíveis namorados”, recorda Geraldinho.

A expectativa é que a edição comemorativa dos 30 anos de “Viva o Povo Brasileiro”, clássico do escritor, no fim do ano,sirva como mote para a publicação dos contos inéditos. Desde a morte do autor, a editora teve de fazer uma reposição de emergência em duas grandes redes pela alta demanda.

No último sábado (19/7), a Travessa e Saraiva receberam os livros de Ubaldo, mas parte já se esgotou e novos pedidos foram feitos. Nesta semana, “Viva o Povo” passou a ser o e-book mais vendido da editora (433 unidades); em seguida, vem “Budas” (200).

Comments

comentários

Powered by Facebook Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *