8 hábitos que vão deixar você mais inteligente segundo a revista Time

Jogar palavras cruzadas e ler mais estão na lista de práticas que estimulam o cérebro

Crédito: Thinkstock
Crédito: Thinkstock

Publicado por Itodas

Engana-se quem pensa que não é possível aprimorar o raciocínio e a mente por meio de práticas cotidianas. Alguns hábitos estimulam (e muito!) o funcionamento do cérebro e melhoram a memória.

Segundo o psicólogo Michael Zanchet, estímulos externos, como atividades simples, aumentam o desempenho das tarefas cognitivas. Veja na galeria de fotos 10 hábitos que a publicação norte-americana “Time” indicou para quem deseja exercitar o cérebro:

1

Evite procrastinar na internet: que atire a primeira pedra quem nunca fez login no Facebook “só para dar uma olhadinha rápida” e acabou passando horas online. Ao invés de gastar seu tempo livre com isso, procure explorar o lado bom da internet fazendo cursos online, por exemplo.

1

Anote: não importa se em um caderninho, no bloco de notas do celular ou em um papel solto, anotar as tarefas pendentes e as informações importantes ajuda a garantir que aquilo não vá se perder ao longo do dia, quando outros dados e notícias forem ocupando a sua cabeça.

1

Liste conquistas: listar as conquistas e as metas alcançadas também é um hábito que ajuda o cérebro a continuar a topo vapor. A prática está diretamente ligada à autoestima, que é fundamental para obter resultados.

1

Jogue: jogar também está na lista de práticas que te deixam mais inteligente. Palavras cruzadas, baralho e xadrez são os jogos tradicionais que estimulam o cérebro. Além disso, segundo a pesquisadora Eline Kullock, os jogos de videogame ajudam a desenvolver o pensamento.

1

Leia mais: é um conselho clichê, mas que não deve sair de moda. Além de exercitar o cérebro, a leitura estimula a criatividade e enriquece o vocabulário. De acordo Zanchet, a leitura uma das melhores maneiras de melhorar a memória.

1

Faça coisas diferentes: se você está acostumada a sempre ir à academia para fazer musculação, experimente de vez em quando fazer outro tipo de modalidade. Criar memórias de novas experiências também alimenta a mente.

1

Relaxe: ter momentos de relaxamento também é essencial para garantir o pleno funcionamento das tarefas cognitivas. De acordo com a especialista em comportamento humano Roselake Leiros, relaxar e meditar aumenta o potencial criativo e a organização dos pensamentos.

1

Aprenda um novo idioma: aprender outro idioma, seja por meio de aulas em escolas de línguas ou de músicas, amplia a capacidade de reconhecer, adquirir e acumular informação.

Comments

comentários

Powered by Facebook Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *