Vlogs das obras de Jane Austen

Patricia Aguiar Gazza, no Psychobooks

A adaptação de obras literárias para o cinema não é novidade – e ultimamente estamos sendo bombardeados por elas. Mas vocês sabiam que duas das obras de Jane Austen foram adaptadas para o formato de vlog no YouTube? Vem que eu conto tudo!

A ideia partiu de Hank Green, irmão do John Green. A primeira obra adaptada foi Orgulho e Preconceito e se chama The Lizzie Bennet Diaries. O episódio de estreia foi ao ar no dia 9 de abril de 2012 e o último, o 100º, em 28 de março de 2013.

O vlog é feito por Lizzie Bennet com a ajuda de sua melhor amiga, Charlotte, e ao longo dos 100 episódios ela nos conta sobre sua vida – e o que ela nos conta é a história de Orgulho e Preconceito, com algumas mudanças e modernizações. Frequentemente vemos suas duas irmãs, Jane e Lydia, e outros personagens, como Bing Lee (o Bingley do livro), sua irmã Caroline e, claro, Mr. Darcy.

lizzie-e-darcy
Mr. Darcy e Lizzie

A quantidade de episódios pode assustar, mas eles são curtos, com duração média de 5 minutos cada um. Quando eu descobri o vlog ele já estava concluído e assisti tudo em poucos dias, de tão gostosos que os episódios são!

Em certo ponto do vlog da Lizzie, sua irmã Lydia decide fazer um vlog também, que conta com 29 episódios. Tanto o vlog da Lizzie quanto o da Lydia possuem legendas para o português.

Lizzie e Lydia
Lizzie e Lydia

Além do vlog da Lydia, há outros spin-offs para o vlog da Lizzie: Maria of the Lu (7 episódios sobre a irmã da Charlotte, Maria), Collins & Collins (2 episódios produzidos pela empresa do Mr. Collins), Pemberley Digital (6 episódios apresentados pela irmã do Mr. Darcy, Gigi, que trabalha na empresa de mesmo nome) e Welcome to Sanditon (atualmente com 24 episódios sobre o verão de Gigi Darcy em Sanditon – obra inacabada de Jane Austen que se passa na cidade de mesmo nome).

The Lizzie Bennet Diaries fez tanto sucesso que ganhou um Emmy em 2013! Parece que tudo que os irmãos Green tocam vira ouro, não? E foi motivado pela ótima recepção do primeiro vlog que Hank decidiu fazer um segundo, dessa vez centrado em Emma – o Emma Approved. O primeiro episódio foi ao ar no dia 7 de outubro de 2013 e atualmente está no 72º episódio.

No vlog, Emma Woodhouse trabalha com estilo de vida e união de casais – ou, como ela mesma define, ela torna sua vida melhor e nunca falha nisso. Esse eu ainda não comecei a assistir, mesmo porque ainda não li o livro #shameonme, mas pretendo corrigir isso neste ano ainda. Como não está concluído, ele ainda não possui legendas em português.

E você acha que eles pararam nas adaptações? Não! Os vlogs possuem site (aqui o da Lizzie, aqui o da Emma) e todas as redes sociais possíveis – é como se os personagens realmente existissem e interagissem com a gente! Não é demais?

Enfim, para quem gosta das obras da Jane Austen é um prato cheio – é uma delícia assistir os personagens dela nos dias de hoje e reconhecer neles e nas histórias que contam os elementos e as características presentes nos livros. Se você não é fã da autora, dê uma chance aos vlogs! Quem sabe você não gosta e comece a se interessar pelas obras dela?

Como eu disse, assisti ao vlog todo da Lizzie em poucos dias e me apaixonei. Para minha alegria, em julho foi lançado um livro intitulado The Secret Diary of Lizzie Bennet, escrito por Bernie Su e Kate Rorick, dois dos roteiristas da série, e é uma espécie de behind the scenes da série – nele temos mais detalhes da vida dos personagens. Em breve ele será lançado aqui no Brasil sob o título O Diário Secreto de Lizzie Bennet pela Verus! \o/

Para finalizar, deixo abaixo o primeiro episódio do The Lizzie Bennet Diaries, com mil recomendações de que vocês assistam!

o diario secreto de lizzie bennetEm tempo:

A Editora Verus anunciou hoje por meio de sua página do Facebook que lançará o livro aqui no Brasil em novembro! <3

Comments

comentários

Powered by Facebook Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *