Coisas que gostaria de ter ouvido quando estava no último ano da Universidade

Coisas que gostaria de ter ouvido quando estava no último ano da Universidade

O que vamos ser quando crescer? Qual área devo escolher para meu futuro? Será que serei bem sucedido nessa área que escolhi?

Carlos Bramante, no Administradores

Essas são apenas algumas das várias perguntas que habitam na cabeça dos jovens que fazem Universidade. Após anos de estudo, como devemos nos preparar para o mercado de trabalho? Foi baseado nessa questão que elaborei algumas dicas, simples, mas valiosas para orientar você e auxiliá-lo nessa jornada.

SEJA HUMILDE: todos temos sonhos de sermos bem sucedidos e alcançarmos os postos mais altos das empresas. Porém, antes de vibrar com uma vitória é necessário “suar a camisa”. Muitos empresários reclamam dos profissionais que saem da Universidade com a exigência de cargo de gerência ou diretoria, sem ao menos ter qualquer tipo de experiência. Seja como um bom mineiro, que faz tudo quietinho e vai conquistando seu espaço aos poucos. Lembrando a máxima de Thomas Edison: a genialidade é 1% inspiração e 99% de transpiração.

LEIA, LEIA, LEIA: Estamos na era da Informação, inundados 24hs por dias por notícias, dados, etc. Porém de nada adianta ter a informação sem o CONHECIMENTO e habilidade para praticá-los no dia-a-dia. Eu aprendi a ler somente com 30 anos, após identificar meu interesse por livros biográficos, pois sempre quis entender como seres humanos como nós, se tornam em grandes gênios da humanidade.
No começo a leitura dá sono, o celular toca e nos distrai. Porém, com o tempo e interesse, mergulha-se em um mundo novo, que pode resultar em hábitos positivos ou grandes ideias para nossas vidas.

NET WORKING: Um ex-chefe me disse uma frase que carrego comigo: VOCÊ É QUEM VOCÊ CONHECE! Em todos os segmentos, principalmente na área de serviços, a comercialização depende muitas vezes dos contatos e indicações que você possui.
Seja estratégico e frequente lugares onde há potencial para novos negócios. Participe de palestras, eventos ou encontros que tenham a ver com sua área de trabalho ou com seus interesses particulares. Todos nós somos potenciais clientes e nunca o tal “boca-a-boca” foi capaz de impulsionar negócios como agora!

OUVIR SEMPRE: Ao sairmos para o mercado de trabalho, é natural a vontade de dar o melhor de si e provar a nossa capacidade. E isso é ótimo! Porém, muitas vezes a nossa ansiedade ou ímpeto pode atrapalhar nossas conquistas e avanços profissionais. Por isso, OUÇA MAIS DO QUE FALE, especialmente se estiver perto de pessoas mais experientes que você. Com toda certeza elas terão muito a colaborar com seu trabalho e desenvolvimento. Procure conversar com pessoas mais velhas e com vários anos de experiência de trabalho: além de dicas, elas podem ter diversos exemplos de sucessos e fracassos para lhe auxiliar.

PACIÊNCIA E PERSEVERANÇA: Desde muito cedo somos cobrados por parentes, amigos e a própria sociedade, o que queremos ser. Porém, essa decisão nem sempre vem no tempo em que as pessoas querem. Por isso é muito importante ter paciência consigo mesmo, para que as experiências mostrem qual o rumo certo a seguir. Também é importante ter PERSEVERANÇA, pois muitas vezes sabemos onde queremos chegar, mas nem sempre acertamos na primeira, segunda ou terceira tentativa.

NÃO FOQUE NO DINHEIRO: Todas as vezes em que coloquei o dinheiro antes do trabalho, infelizmente, fui mal sucedido. Com o tempo aprendi que o dinheiro é consequência de muito trabalho e resultado. Nem sempre é possível amar o que se faz, mas podemos sim identificar um trabalho que utilize-se de todo nosso potencial e resulte em sucesso e conquistas.

COMEMORE SEMPRE: Vencer e ser o melhor não é PECADO! Por isso, vibre e comemore sempre que atingir um objetivo! Muitas vezes passamos dias, meses ou anos lutando pela conquista de um objetivo e ao alcança-lo simplesmente ignoramos tudo o que passamos. Mas também não precisa passar 1 semana comemorando, afinal, assim que conquistamos um objetivo, devemos traçar o próximo e assim por diante.

SEJA ESTRATÉGICO: Comparo a vida profissional, e muitas vezes a vida pessoal, como um grande jogo de Xadrez. É necessário pensar muito bem e calcular qual jogada ou passo tomar. No dia-a-dia do mercado de trabalho, você terá que voltar algumas casas para trás, para dar passos a frente e conquistar um determinado objetivo. Infelizmente nossa sociedade prega o sucesso e não nos prepara para as derrotas que teremos na vida. Não há forma melhor do que aprender com o erro, desde que possamos tirar aprendizados dele.

PLANEJAMENTO E FOCO: A cada dia somos incentivados a viver o hoje, sem se preocupar com o amanhã. A juventude nos dá um ar de superioridade e imortalidade que nos cega na caminhada da vida. Porém, não é possível se alcançar sucesso ou conquistas, sem um planejamento prévio. Seria o mesmo que tentar fazer o trajeto SP para RIO utilizando-se da Rodovia Castello Branco! Você sabe onde está e qual o objetivo/destino a conquistar, porém sem estipular um plano e caminho é impossível conquista-lo. Portanto, reserve um tempo para mapear seus próximos passos e BOA SORTE!

Comments

comentários

Powered by Facebook Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *