Saiba o que NÃO fazer se você vai prestar o ENEM

Conheça 5 atitudes que você não pode tomar

Publicado no Universia Brasil

Saiba o que NÃO fazer se você vai prestar o ENEM
Fonte: Shutterstock
Além do aprendizado, existem outros fatores que podem influenciar sua nota

Não é nenhuma novidade que o exames como o Enem exigem preparação e dedicação ao longo de pelo menos um ano de estudos. Nesta reta final, você provavelmente já deve ter criado sua estratégia de estudos, já tirou suas dúvidas e está apenas resolvendo alguns detalhes para estar pronto para a prova mais importante do ano.

É claro que estudar é a base para atingir o sucesso em testes como esse, mas já pensou que, além do aprendizado, existem outros fatores que podem influenciar sua nota? Muito além de livros e apostilas, atitudes como se alimentar mal e não dormir o suficiente podem arruinar toda a sua preparação.

Para que isso não aconteça, conheça os comportamentos que você deve evitar antes de fazer o ENEM:

Não acreditar na sua capacidade

Em provas, o preparo psicológico é tão importante quanto seus conhecimentos. Se você estiver nervoso, é muito possível que aconteçam os famosos brancos ou que você não consiga administrar o tempo, o que pode se tornar um desastre. Não se deixe abalar por resultados ruins no passado, trabalhe a sua confiança e pense positivo antes de fazer o ENEM.

Estudar na véspera

O dia anterior ao ENEM deve ser reservado para o relaxamento. Não tente se sobrecarregar tentando aprender conteúdos de última hora. Além de não funcionar, isso vai aumentar sua ansiedade e te deixar cansado.

Dormir mal

Fatores como estresse e ansiedade afetam a qualidade do seu sono e, por consequência, prejudicam seu rendimento na hora de fazer o ENEM. Lembre-se que é um exame extenso, que exigirá o máximo da sua energia física e da concentração, portanto, mesmo que você esteja nervoso, faça o possível para dormir bem.

Deixar tudo para a última hora

Depois de tudo o que você passou estudando durante o ano, a última coisa que você quer é perder sua chance de prestar o ENEM por chegar atrasado. Para afastar essa possibilidade, ser organizado é fundamental. Um dia antes, separe as roupas e o material que você irá usar. Se não souber onde fica seu local de prova, pesquise-o. Essas medidas simples otimizarão seu tempo e farão com que você esteja calmo e pontual.

Abusar de doces e comidas pesadas

Doces e fast-food são suas piores escolha para se alimentar antes de prestar o ENEM. Esses alimentos não são nutritivos e o pior, são indigestos. Ao ingeri-los, seu corpo irá gastar muita energia na digestão, e não no raciocínio, que é o que você realmente precisa. Sem contar que o açúcar é consumido rapidamente, fornecendo um pico de energia que não vai durar por todo o tempo do teste, ou seja, você vai ficar com fome de novo. Fuja dessa armadilha escolhendo opções saudáveis, como vitaminas de frutas, pão integral e cereais.

Fonte: Universia Brasil

Comments

comentários

Powered by Facebook Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *