Livro escrito por juiz diz solucionar enigma de Dom Casmurro

A obra foi escrita pelo desembargador Vladimir Souza Carvalho

Helena Sader e Verlane Estácio no Infonet

Título original: Livro escrito por juiz soluciona enigma de Dom Casmurro

Vladimir Souza Carvalho lançou obra na sede da Academia Sergipana de Letras (Fotos: Portal Infonet)
Vladimir Souza Carvalho lançou obra na sede da Academia Sergipana de Letras (Fotos: Portal Infonet)

O desembargador federal Vladimir Souza Carvalho promete gerar polêmica na literatura brasileira com sua nova obra lançada nesta sexta-feira, 24. O juiz e escritor lançou o livro “Dom Casmurro: a história que Machado de Assis escondeu”, que aborda aspectos importantes de peça clássica da cultura brasileira.

Na obra, lançada na sede da Academia Sergipana de Letras, Vladimir ‘soluciona’ o mistério do livro machadiano tão apreciado pelo público brasileiro. De acordo com o autor, toda a pesquisa para a construção literária foi baseada dentro do texto de Dom Casmurro. “Eu tirei todas as pistas que Machado deu ao longo do livro. Dentro daquela história que ele conta, tem outra história que ele não queria ver contada, mas dá pistas”, disse o desembargador.

Vladimir explicou que, por se tratar de uma obra com mais de um século de existência, a pesquisa em cima de Dom Casmurro foi difícil de ser feita. “Foi difícil, levou muito tempo. Mas, finalmente, chega a sua conclusão”, conta Vladimir.

Livro lançado nesta sexta-feira, 24
Livro lançado nesta sexta-feira, 24

O autor acredita que a obra vai gerar discussões entre as críticas. “Evidentemente que, por bater numa corrente de mais de cem anos em sentido contrário, o livro vai gerar polêmica. Por que, a meu ver, o mistério foi resolvido”, disse. “E, quem quiser contestar, vai ter que fazer também dentro do próprio livro. Eu não saio de Dom Casmurro em momento algum”, completa o desembargador.

É a primeira vez que Vladimir Souza Carvalho utiliza de obras machadianas como base de seus livros. “É a primeira vez que faço isso, e vou dizer que achei uma experiência muito gostosa”, conta.

Autor

Vladimir Souza Carvalho é desembargador do Tribunal Regional Federal da 5ª Região. Além disso, é historiador, escritor e ocupa a cadeira de número 25 da Academia Sergipana de Letras.

Comments

comentários

Powered by Facebook Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *