Eventos Literários: VI, VII e VIII Encontros de Blogs de Letras

Camila, no Leitora Compulsiva

Olá, pessoal.
Hoje estou aqui para contar para vocês um pouquinho do que rolou nos últimos três Encontros de Blogs de Letras, que rolaram nos dias 15/08, 07/10 e 08/11 respectivamente. Eu bem que pretendia ter feito um post para cada um dos encontros, mas esse ano tem sido bem complicado para mim e estou com a maior dificuldade de montar os posts especiais aqui para o blog. Até tenho conseguido ler bastantes, mas quando vou sentar aqui para postar, alguma coisa acontece e acabo me enrolando!!

blogs-de-letras

Para quem ainda não conhece, os Encontros de Blogs de Letras são promovidos pelo pessoal do Publishnews – em especial a Cássia Carrenho – e conta com apoio do Sérgio Paravini, do Pavablog. O intuito desses encontros é promover uma aproximação dos blogueiros literários e as editoras. Cada encontro tem uma editora como patrocinadora. O pessoal da editora comparece, fala sobre o trabalho que realizam e dão a oportunidade de tirarmos dúvidas. As editoras que já participaram dos encontros são, respectivamente: Record, V&R, Única, Gutenberg, SESI-SP Editora, Ediouro, Kobo e E-Galáxia, Saraiva.

Vou tentar resumir tudo o que rolou nesses últimos encontros, para vocês perceberem porque é que acho que esse é o melhor evento literário que rola aqui em São Paulo! rs…

VI Encontro de Blogs de Letras – 15/08/2014

No mês de agosto desse ano rolou o VI Encontro de Blogs de Letras, com participação do pessoal do Grupo Ediouro. O encontro aconteceu no espaço de eventos da Fnac de Pinheiros e teve início com um bate-papo super bacana, mediado pelo Sérgio Pavarini, que levantou questões relacionadas aos blogs literários e sua relação com as editoras. Esse bate-papo foi uma espécie de preparação para os encontros especiais que aconteceram na Bienal do Livro!! Uma coisa super bacana desses encontros é que ele reúne blogueiros literários das mais diversas gerações e com mais ou menos tempo de blog. Assim temos uma grande oportunidade de trocar experiências!

blogs-de-letras-VI

O encontro ainda teve a participação de Carolina Chagas, a editora executiva da Ediouro. Tivemos a oportunidade de conhecer mais sobre o trabalho que é feito pela Ediouro e sobre sua história. Foi bacana lembrar de quantos livros da minha infância foram editados por eles! rs… Aproveitamos também para tirar muitas dúvidas sobre séries em andamento ou até sobre aquelas que foram canceladas. Uma coisa super bacana que rola nesses encontros é ainda a possibilidade de dirigirmos nossas críticas diretamente para o pessoal das editoras e aproveitamos esse encontro com a Carolina Chagas para reclamar de algumas capas de séries! rs…

blogs de letras

Diferentemente do que aconteceu nos outros eventos, dessa vez tivemos como tema do encontro o livro “A Bibliotecária de Auschwitz”, do autor Antonio G. Iturbe. O livro foi lançado pelo selo Agir, que pertence ao Grupo Ediouro. O livro foi apresentado aos blogueiros e ficamos todos muito curiosos! Com certeza trata-se de uma história emocionante e um livro que vale a pena ser lido.

A gincana foi super divertida e o pessoal soltou a criatividade para “vender” o livro. O grupo vencedor foi premiado com um vale-presente da Fnac!!

Todos os participantes receberam um exemplar do livro juntamente com um apoio de livros em forma de mãos que é muito bacana!! Em breve pretendo fazer a resenha do livro por aqui e quem sabe até uma promoção!!!

a bibliotecaria de auschwitz

Para conferir todas as fotos do evento, basta clicar AQUI!

VII Encontro de Blogs de Letras – 07/10/2014

blogs de letras  - VII

Depois de uma pausa no mês de setembro em razão dos eventos especiais da Bienal do Livro, em outubro aconteceu o VI Encontro de Blogs de Letras, que contou com a participação de Tiago Ferro, editor e um dos idealizadores do site E-Galáxia e de Beatriz Simonini, da empresa Kobo. O tema desse encontro foram os livros digitais. O encontro aconteceu no espaço de eventos da Livraria Martins fontes e contou com a participação de blogueiros já conhecidos e de pessoas que estavam participando pela primeira vez!

O formato foi um pouco diferente, mas foi um super evento. Confesso que sou suspeita porque adoro livros digitais e toda oportunidade que tenho de aprender mais sobre eles é ótima!

Tivemos início com a tradicional apresentação. Cada blogueiro se apresentou, disse o nome do blog e falou um pouco a respeito do último livro que tinha lido. Nessas horas sempre pego o meu bloquinho e anoto várias dicas! rs… É super bacana ver como o gosto literário do pessoal é diferente.

Tem gente que prefere os clássicos, os mais filosóficos, as biografias, os de jornalismos e também aqueles que curtem livros mais comerciais (como é o meu caso!)

encontro blogs de letras

Depois tivemos um bate-papo super interessante com Tiago Ferro, que falou sobre os livros digitais aqui no Brasil e sobre os principais desafios a ser enfrentados. Ele nos apresentou o E-Galáxia e falou sobre o funcionamento do site, que tem o intuito de interligar os mais diversos profissionais do mercado literário. Os profissionais se cadastram no site e colocam seus serviço à disposição dos autores, que podem escolher quem vai trabalhar em seus projetos.

evento blogs de letras

producao do livro
*Imagem retirada do site http://www.e-galaxia.com.br/

Tivemos ainda um bate-papo super interessante com a Beatriz Simonini, da empresa Kobo. Além de super simpática, Beatriz mostrou que conhece muito sobre e-books e sobre o trabalho feito pela empresa que trabalha. Coube à ela tentar responder as perguntas mais técnicas dos blogueiros. Muitos ainda tem dúvidas em relação à experiência de leitura, já outros, usuários mais antigos como eu, aproveitaram para questionar algumas coisas como por exemplo como são estabelecidos os preços dos e-books em comparação aos livros físicos! Foi uma discussão muito interessante e instrutiva.

20141007_195034[1]

Dessa vez não tivemos a tradicional gincana, mas o pessoal da Kobo mandou dois aparelhos para serem sorteados e adivinhem só?! Fui uma das contempladas e voltei para casa com um Kobo Glo lindo! Eu tinha rascunhado esse texto com as minhas primeiras impressões sobre o aparelho, mas resolvi que vou fazer um post à parte sobre ele!!

camila - evento blogs de letras

Para conferir todas as fotos do evento, basta clicar AQUI!

VIII Encontro de Blogs de Letras – 08/11/2014

Para terminar o post, finalmente chegamos ao VIII Encontro de Blogs de Letras, que rolou nesse último sábado e contou com o apoio da Editora Saraiva! O evento aconteceu no auditório do prédio da Editora, que fica no bairro de Pinheiros em São Paulo. Cheguei ao evento acompanhada das blogueiras Milena Cherubim – do blog Memories of The Angel – e Daniele Vintecinco – do blog Vintecinco Devaneios e logo encontramos outros blogueiros queridos! O auditório estava todo preparado para nos receber e kits da Editora Saraiva contendo livros foram dispostos nos lugares de todos os participantes!

blogueiras

No início do evento tivemos a apresentação de todos, que ainda responderam à pergunta: “Qual o seu livro favorito deste ano?” Mais uma vez peguei o meu bloquinho e anotei várias dicas! rs…

Na sequência tivemos um bate-papo com Debora Guterman e Paula Carvalho, editoras de ficção e não ficção do Selo Benvirá. As duas editoras falaram um pouco sobre a história da Saraiva e do Selo Benvirá. Foi bacana saber mais sobre a criação do selo e sobre o catálogo deles! Tenho pouquíssimos livros da Benvirá na estante, mas descobri que eles tem livros bem legais! Vou procurar dar mais atenção aos livros deles quando for escolher livros novos.

encontro blogs de letras VIII

Após o bate-papo rolou a gincana, que voltou nesse evento com força total. Achei as perguntas bem difíceis (confesso!!). Preciso aprender a estudar mais antes dos encontros!! rs… Tive a impressão que não sabia nada do que eles estavam falando e só pude ajudar o meu grupo com apoio moral!! rs… Pelo menos conseguimos fazer 5 pontos!! rs…

Enquanto a apuração dos pontos da gincana era feita, a Cássia chamou ao “palco” Klester Cavalcanti, jornalista recifense de 43 anos que já trabalhou em alguns dos maiores veículos de comunicação do Brasil, entre eles Veja, Viagem e Turismo, Vip, Estadão e IstoÉ. Klester já recebeu prêmios internacionais, como o de Melhor Reportagem Ambiental da América do Sul, conferido pela agência Reuters e pela ICUN (International Union for Conservation of Nature, ou União Mundial para a Natureza) e o Natali Prize, o mais importante prêmio de Jornalismo de Direitos Humanos do mundo. Já foi agraciado, também, com o Prêmio Vladimir Herzog de Direitos Humanos e com o Prêmio Direitos Humanos de Jornalismo.

klester cavalcanti

Ele é autor dos livros Direto da Selva, Viúvas da Terra, O Nome da Morte e Dias de Inferno na Síria. Este último livro é um dos lançamentos da Benvirá e foi sobre ele que o autor conversou com todo mundo. Klester contou um pouco sobre sua experiência na viagem que fez à Síria. Seu objetivo era captar o lado humano da guerra, deixando um pouco de lado os números!

encontro blogs de letras

Ficamos completamente hipnotizados pela narrativa do autor, que passou por situações aflitivas e correu muitos riscos. Ele enfrentou muitos problemas com a polícia e chegou inclusive a ser preso! Todas essas experiências estão retratadas no livro do autor. O melhor de tudo é que todos os participantes ganharam um exemplar do livro e saímos de lá com ele autografado!! Apesar de não ser chegada em não-ficção, estou completamente doida para ler esse livro!!!

Depois desse super depoimento do autor, só restava dar o resultado da gincana!! E os 5 integrantes do grupo vencedor foram presenteados com um LEV, o leitor digital da Saraiva!! Demais, não?! Fiquei super feliz, mesmo não fazendo parte do grupo, porque sei que quem ganhou o aparelho vai fazer um excelente uso!! A Milena, do Memories of the Angel, foi uma das vencedoras e já avisou que vai me deixar brincar um pouco com o aparelho dela para contar mais sobre ele para vocês! rs…

Para conferir todas as fotos do evento, basta clicar AQUI!

Enfim… Esse foi um resuminho do que rolou nos três encontros e espero que vocês tenham gostado. Esse é um dos melhores eventos literários que rola aqui em São Paulo porque não tem gritaria, não tem disputa de egos e ninguém tenta parecer melhor do que ninguém! Tudo é muito organizado e é necessário ter a inscrição aprovada para participar, o que faz com que só quem está mesmo interessado aparece! São eventos maduros, com discussões válidas sobre o mercado literário. Aos trinta e dois anos, fico um pouco cansada de ir a eventos onde tudo o que eu escuto é que o personagem é gatinho e que os leitores são team fulano ou team sicrano! rs…

Comments

comentários

Powered by Facebook Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *