Universidade do Texas adquire arquivos do escritor colombiano García Márquez

“Cem Anos de Solidão”, um romance épico que o ajudou a ganhar o Prêmio Nobel de Literatura em 1982 é a obra mais conhecida do autor

Publicado no DCImais

Painel do escritor colombiano Gabriel García Márquez Foto: Reuters
Painel do escritor colombiano Gabriel García Márquez
Foto: Reuters

AUSTIN ( Estados Unidos) – Uma biblioteca da Universidade do Texas adquiriu os arquivos do escritor ganhador do Nobel Gabriel García Márquez, cujas histórias cativantes de amor e nostalgia levaram a América Latina para milhões de leitores do mundo todo.

A obra mais conhecida do colombiano García Márquez, que morreu em abril aos 87 anos, foi “Cem Anos de Solidão”, um romance épico que o ajudou a ganhar o Prêmio Nobel de Literatura em 1982.

Os arquivos englobam um período de mais de 50 anos e incluem manuscritos originais de 10 livros como “Cem Anos de Solidão” e “O Amor nos Tempos do Cólera”, assim como mais de 2.000 cartas, algumas para autores de destaque como Graham Greene, disse o Centro Harry Ransom, da universidade em Austin, nesta segunda-feira.

“A Universidade do Texas em Austin, com experiência tanto sobre a América Latina como na preservação e estudo do processo de escrita, é o lar natural para esta importante coleção”, disse Bill Powers, presidente do centro.

García Márquez, chamado por amigos e admiradores de “Gabo”, foi um dos autores latino-americanos mais conhecidos e apreciados. Seus livros venderam dezenas de milhares de cópias no mundo inteiro.

O Centro Harry Ransom é um dos mais importantes do mundo em termos de arquivos de autores de destaque e possui material de muitos dos escritores mais notáveis do século 20, como Jorge Luis Borges, William Faulkner e James Joyce, todos influências na obra de García Márquez.

(Por Jon Herskovitz, com Reportagem adicional de Anahi Rama, na Cidade do México)

Comments

comentários

Powered by Facebook Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *