Atriz Freida Pinto faz campanha pela educação de meninas na Índia

Musa fez ‘Quem quer ser um milionário’, Oscar de melhor filme em 2009.
Campanha quer reduzir evasão feminina de adolescentes indianas.

indiamen
Publicado no G1

freida

A atriz Freida Pinto, que fez sua estréia no cinema com o filme vencedor do Oscar “Slumdog Millionaire”, promove uma campanha de promoção da educação para meninas na Índia chamada Girl Rising, que inclui um documentário com a participação dela e de outras atrizes de Bollywood, entre elas a cantora e ex-miss Mundo Priyanka Chopra. O objetivo da campanha é aumentar a taxa de conclusão do ensino secundário para meninas e reduzir a discriminação de gênero na Índia.

“Chegou o momento em que, em vez de questionar por que devemos educar as meninas, a gente deveria estar se perguntando por que não? Quando sabemos que educar menina pode mudar o mundo, por que esperar? Vamos mudar isso “, disse Freida.

Além do aspecto social, os organizadores da campanha destacam a importância econômica em se promover a educação das meninas na Índia. “Educar as meninas não é apenas essencial para a prosperidade e estabilidade da Índia, mas também representa uma oportunidade econômica sem precedentes”, afirma Holly Gordon, diretora da ONG Girl Rising.

“As mulheres são o maior mercado emergente que eu já vi. Elas influenciam 65% do mundo gastos do consumidor e anual, agora estima-se que existam 270 milhões de mulheres e meninas menores de 25 anos na Índia”!, diz Gordon. “Além disso, por não educar as meninas da mesma forma, estima-se que a Índia perde-se o potencial de crescimento econômico de US$ 33 bilhões por ano.”

A Índia é também um dos piores lugares no mundo com relação ao trabalho infantil. Mas também é de lá Kailash Satyarthi, que este ano ganhou o prêmio Nobel da Paz, justamente porque luta contra isso e já salvou 80 mil crianças do trabalho forçado.

india

Comments

comentários

Powered by Facebook Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *