Professor: saiba como estimular a leitura nos seus alunos em 2015

Descubra 3 métodos para incluir no seu planejamento de aulas que mudarão a percepção dos estudantes quanto à leitura

Fonte: Shutterstock Justificar a leitura falando sobre o amanhã apenas os desmotiva, aumentando as chances de eles preferirem procrastinar a abrir um livro
Fonte: Shutterstock

Publicado por Universia

Justificar a leitura falando sobre o amanhã apenas os desmotiva, aumentando as chances de eles preferirem procrastinar a abrir um livro

Segundo a última edição do estudo “Retratos da Leitura no Brasil”, o brasileiro lê, em média, 4 livros por ano, dos quais conclui apenas 2. Esta pesquisa, que analisou o período contido entre os meses de junho e julho de 2011, embora não tenha sido atualizada ainda, demonstra uma realidade perceptível atualmente nas escolas: são poucos os alunos que lêem porque gostam.

Diante deste cenário, como um professor poderia incentivar a leitura nos seus estudantes? Para responder esta pergunta, a Universia Brasil reuniu alguns conselhos que podem te ajudar a solucionar esta questão na sala de aula. Confira a seguir:

1 – Benefícios da leitura hoje
Uma maneira de mostrar como a leitura é benéfica e divertida é apresentando como o livro que vocês estão lendo pode ser relacionado com o momento que eles estão vivendo hoje. Esse método é eficaz porque crianças e adolescentes gostam de compreender os impactos que as atividades feitas em sala podem ter em suas vidas no presente e não em um futuro distante e incerto, como na universidade ou no trabalho. Deste modo, justificar a leitura falando sobre o amanhã apenas os desmotiva, aumentando as chances de eles preferirem procrastinar a abrir um livro.

Então, para que você possa criar um vínculo entre o presente e o livro, por que não perguntar sobre o que eles querem aprender ou discutir? A partir dessa conversa, você pode escolher o livro mais adequado a este tópico e propor atividades relacionadas com ele, como escrever um diário de leitura, montar uma apresentação de teatro ou até promover debates sobre questões que os preocupam e que são retratadas na obra.

2 – Não foque apenas nos livros
Embora as pessoas relacionem mais a leitura aos livros, é importante que sua aula não se limite a eles. Ou seja, utilize outros textos, ainda que sejam mais informais do que os clássicos da literatura, para mostrar que toda leitura é válida e deve ser valorizada. Você pode recorrer a uma variedade grande de veículos, como jornais, revistas, blogs e até mesmo músicas. O importante é que exista uma relação entre o conteúdo e o texto, de modo que a aplicação deste material leve os alunos a uma reflexão.

3 – Apresente leitores como exemplos a serem seguidos
Tendo em vista a média de leitura nacional, é comum que muitos pais não tenham também o hábito de ler, fato que pode influenciar a maneira como alguns estudantes lidam com os textos. Para reverter essa situação, mostre quais pessoas que eles admiram tem na leitura uma forma de entretenimento e conhecimento. Apresentando outros exemplos relevantes além dos pais, aumentam as chances de eles darem uma oportunidade para os livros que você levar para a sala de aula.

Comments

comentários

Powered by Facebook Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *