Conheça três questões sobre educação essenciais para quem quer começar uma carreira como professor

Fonte: Shutterstock      Tornou-se evidente que apenas transmitir informações não é suficiente e, por isso, professores têm questionado os métodos de ensino que utilizam
Fonte: Shutterstock
Tornou-se evidente que apenas transmitir informações não é suficiente e, por isso, professores têm questionado os métodos de ensino que utilizam

A inserção de tecnologia na sala de aula é apenas um dos temas debatidos hoje nas reuniões dos professores

Publicado no Universia Brasil

Nos últimos anos, alguns debates sobre a educação têm sido recorrentes e, caso você queira começar uma carreira como professor, é essencial que você tenha conhecimento sobre eles. O primeiro deles diz respeito ao uso de tecnologias na sala de aula.

Enquanto alguns docentes afirmam que os aparelhos digitais servem apenas como uma distração para os estudantes, há professores que abraçaram a causa e já consideram as tecnologias parte integrante no processo de aprendizado. Por isso, adotam vídeoaulas, games e até mesmo as redes sociais para criar uma linguagem mais próxima dos alunos e facilitar sua compreensão.

Diante deste cenário, estudantes também começaram um processo de aproximação entre tecnologia e desenvolvimento intelectual, afinal crescem o número de cursos universitários online e MOOCs – embora também dividam a opinião entre discentes. Contudo, a maioria das pessoas concorda que a relação professor-aluno ainda é a base da educação e, portanto, não pode ser substituída.

A dificuldade da profissão também é um assunto constante. Dar aula é uma atividade incrivelmente desafiadora, afinal o professor deve se envolver intelectual e, por vezes, emocionalmente com os alunos para garantir que eles acompanhem o ritmo da aula. Apesar das questões que preocupam, tanto docentes quanto alunos, fora da sala de aula, os profissionais devem encontrar motivação para ambos e continuar esta complexa tarefa que é educar jovens, crianças e adultos.

Tornou-se evidente que apenas transmitir informações não é suficiente e, por isso, professores têm questionado os métodos de ensino que utilizam. Além dos conteúdos trabalhados nos livros didáticos, eles agora procuram meios novos de estimular a criatividade e o empreendedorismo na escola. Tudo isso e ainda cuidar de si e da família.

Dentro deste tópico surge ainda uma terceira questão: as provas padronizadas. Alguns profissionais acreditam que esta é a maneira mais justa de avaliar os alunos, isto é, aplicando uma avaliação idêntica a toda a sala em meio as mesmas condições, como duração e material de apoio. Outros, no entanto, pensam que este método restringe a atuação dos professores, obrigando-os a refletir apenas sobre a avaliação e não sobre o ato de ensinar. Há quem diga ainda que estas provas não demonstram necessariamente os conhecimento dos estudantes, afinal cada um transmite melhor o que sabe de uma forma específica.

Caso você esteja começando uma carreira na educação ou apenas interessado em aperfeiçoar suas habilidades como professor, estas são questões sobre as quais você deve refletir. Vale ler textos, assistir a palestras e discutir com colegas de profissão, já que estes não são assuntos que se encerram em apenas uma leitura.

Comments

comentários

Powered by Facebook Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *