8 livros de leitura indispensável para os executivos em 2015

8 livros de leitura indispensável para os executivos em 2015

Luísa Melo, na Exame

São Paulo – Um bom administrador precisa se manter sempre atualizado. Pensando nisso, EXAME.com consultou alguns especialistas e elaborou uma lista de 8 livros lançados este ano que vão ajudar os executivos começar 2015 com os horizontes ampliados.

São títulos com conhecimentos práticos para absorver, histórias para se inspirar e outras para aprender a não repetir.

“É importante que o gestor busque publicações que não estão na estante da administração, para oxigenar. É necessário estar atento a temas que não dizem respeito à formação técnica, mas que estão em curso dentro das organizações”, diz o professor Anderson Sant’anna, da Fundação Dom Cabral.

Tudo ou nada

Tudo ou nada

“Tudo ou nada” é uma grande reportagem. Nela, a jornalista Malu Gaspar apresenta ao leitor uma pesquisa profunda sobre o empresário Eike Batista e dá voz a pessoas ligadas a ele que nunca antes haviam se pronunciado sobre sua ascensão e decorrada.

Para a professora Liliam Carrete, da FIA e FEA-USP, a leitura desta obra é indispensável aos executivos para que eles aprendam a não cometer os mesmos erros de Eike. “Ele traz uma linguagem investigativa e explica muito bem o que houve”, diz.

Ascensão e queda do império X

Ascensão e queda do império X

Já “Ascensão e queda do império X”, adota outro tom. A obra conta com bom humor as histórias de quem perdeu junto com a queda Eike e também narra como o empresário ergueu seu império a partir do impulso dado pelo pai, Eliezer Batista.

“Este livro é muito interessante para os gestores porque não é só uma biografia, ele também explica o mercado de capitais a partir de referências internacionais”, diz Liliam Carrete, da USP.

Um país chamado favela

Um país chamado favela

Fruto de uma intensa pesquisa feita em conglomerados brasileiros, “Um país chamado favela”, de Renato Meyrelles e Celso Athayde, traça um perfil sem estigmas desses locais e revela por que eles concentram oportunidades para o país.

“O livro mostra como as pessoas da classe emergente se comportam, que valores elas têm. É interessante para os gestores porque grande parte dos consumidores e trabalhadores das empresas faz parte desse público”, diz o professor Anderson Sant’anna, do Núcleo de Desenvolvimento de Liderança e Pessoas da Fundação Dom Cabral.

Walking the talk - A cultura através do exemplo

Walking the talk – A cultura através do exemplo

Na obra lançada em português neste ano, a consultora Carolyn Taylor usa sua experiência prática para definir o que é a cultura organizacional e discorrer sobre a sua importância na condução da estratégia de uma empresa.

“O grande desafio dos gestores é a questão da cultura e a Carolyn a coloca de uma maneira muito simples, indicando três principais vetores e como destrinchar cada um deles. Ele ajuda os executivos a entender que a mensagem precisa ser passada em todos os sistemas da empresa, da marca ao modelo orçamentário”, diz a professora Leni Hidalgo, do Insper.

Geração de valor

Geração de valor

Neste livro, o autor Flávio Augusto da Silva, nascido em uma família simples da periferia do Rio de Janeiro, conta como se tornou um dos mais jovens bilionários do país ao criar a rede de escolas de inglês Wise Up.

“Precisamos estudar a trajetória de empresários brasileiros e não só de nomes como Bill Gates e Steve Jobs. O Flávio não tinha nada, enfrentou muita dificuldade para chegar aonde chegou. É uma história para ser aproveitada tanto na vida profissional quando na pessoal”, diz Liliam Carrete, da USP.

O acaso favorece quem se prepara

O acaso favorece quem se prepara

Este livro faz parte da coleção “O que a vida me ensinou”, da Editora Saraiva. Nele, o economista Maílson da Nóbrega conta como, vindo de uma família pobre do interior da Paraíba, teve de superar medos e obstáculos para chegar ao cargo de ministro da Fazenda.

“Além de compartilhar a experiência de Maílson, a obra mostra que é preciso estar sempre preparado para quando a oportunidade pular no seu colo. Se você não estiver pronto, ela vai passar”, diz Liliam Carrete, da USP.

A Igreja da misericórdia

A Igreja da misericórdia

Em seu primeiro livro escrito na posição de Papa, Jorge Mario Bergoglio, o Francisco, escreve sobre o papel de sua figura no mundo moderno e ressalta a importância de servir e acolher os necessitados.

“O Papa Francisco está conseguindo provocar uma revolução em uma instituição milenar e multinacional, que é a Igreja Católica. E ele faz isso com gestos de simplicidade e com coerência entre discurso e atitude. É um exemplo de liderança a ser analisado”, considera o professor Anderson Sant’anna, da Dom Cabral.

A loja de tudo: Jeff Bezos e a era da Amazon

A loja de tudo: Jeff Bezos e a era da Amazon

Lançado em português neste ano, “A loja de tudo” conta como a Amazon foi de startup à maior loja online do mundo e transformou a maneira de ler e comprar globalmente.

Para a professora Liliam Carrete, da USP, o livro é uma excelente fonte de aprendizado para quem comanda um negócio. “A Amazon representa uma ruptura de paradigma que pode ser comparada à provocada pela Ford com o surgimento do automóvel”, diz.

Comments

comentários

Powered by Facebook Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *