Estudante percorre 32 países por livro com relatos de crianças sobre sonhos

Estudante percorre 32 países por livro com relatos de crianças sobre sonhos

Felipe Pereira, de 21 anos, lançará livro para contar experiências em 2015.
Jovem de Campinas viajou sozinho e recorreu a site para financiar projeto.

Publicado no G1

Com mochila nas costas e câmera em mãos, o estudante de publicidade Felipe Sant’ana Pereira decidiu percorrer sozinho 32 países, entre eles Honduras, Grécia, Camboja e Albânia, para colher relatos inspiradores sobre a juventude. Aos 21 anos, ele revela ansiedade pelo lançamento de um livro que reunirá as experiências acumuladas durante a viagem.

“O que eu procurava era juventude, então a minha ideia era entrevistar crianças que cruzavam o meu caminho e perguntar para elas coisas universais. ‘Qual é o teu sonho?’ ‘Do que você tem medo?’ ‘O que tu espera do futuro?’ ‘O que é a juventude para ti?’ e tentar compilar estas respostas todas e extrair delas essa fórmula da juventude”, explicou Pereira.

Estudante percorreu países como Honduras e Grécia  (Foto: Reprodução / EPTV)
Estudante percorreu países como Honduras e
Grécia (Foto: Reprodução / EPTV)

O estudante que reside em Campinas (SP) registrou em fotografias os hábitos e culturas que vivenciou durante a trajetória, além de vídeos que mostram cenários paradisíacos e ainda revelam as expectativas das crianças pelo mundo.

Sobre possíveis dificuldades com diferentes idiomas, ele falou que recebeu apoio das comunidades locais. “Tinha que apelar ao destino e rezar para uma alguma alma santa aparecer e fazer a mediação ali. Mas teve muita gente que, por exemplo, que mediou as conversas e sabia falar portunhol porque ouvia novela latina no rádio. Então sempre acontecia alguma coisa que parecia que alguém lá de cima estava mandando ajuda para mim”, explicou o jovem.

Ajuda online
Quando retornou ao Brasil, Pereira não conseguiu publicar em livro os relatos das crianças, além de uma carta a um amigo que gostaria de ter levado junto durante a experiência. Por meio de um site de financiamento coletivo, em que autores pedem ajuda de internautas para viabilizar as publicações, em poucos dias ele alcançou o valor necessário para a tiragem.

“Fui atrás de algumas editoras para publicar esse livro [Jovem o suficiente], mas sendo um ‘Zé ninguém’, uma pessoa sem crédito, foi difícil conseguir qualquer atenção”, falou. Pelo menos 800 pessoas apoiaram o projeto e o livro começa a ser impresso no início de 2015.

A expectativa do estudante é de que o trabalho possa inspirar os leitores. “Meu sonho é colocar estas histórias nas livrarias e inspirar o máximo de gente a se manter jovem, que no fim das contas é o que importa”, frisou o jovem.

Estudante registrou em fotografias experiências durante viagem a 32 países (Foto: Reprodução EPTV)
Estudante registrou em fotografias experiências durante viagem a 32 países (Foto: Reprodução EPTV)

Comments

comentários

Powered by Facebook Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *