Veja dicas de como se preparar às vésperas da segunda fase da Fuvest 2015

Veja dicas de como se preparar às vésperas da segunda fase da Fuvest 2015

Agora é hora de deixar o estudo de lado e relaxar para chegar no domingo (4) com força total

Publicado no Guia do Estudante

A segunda fase do vestibular da Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest) começa neste domingo (4). No total, 29.698 candidatos estão concorrendo a 11.057 vagas em 249 cursos da USP e 120 vagas no curso de Medicina da Santa Casa.

Serão três dias de prova – praticamente uma maratona para o estudante. Separamos algumas dicas para conter o nervosismo e para se preparar às vésperas do exame. Confira!

 

DICA: Estudar coisas novas a essa altura do campeonato não vale mais a pena. Se você sente a necessidade de ainda ficar perto dos livros, opte por ler resumos. Tópicos mais visuais (tabelas, mapas, linhas do tempo) também valem. Mas o importante é confiar em você mesmo. Tudo o que você já aprendeu durante o ano está aí, dentro da sua cabeça, em algum lugar. 😉

Relaxe!

Desencane! O dia da prova é só mais um dia na sua vida. É um dia importante? Sim, mas a vida continua depois do vestibular. Por isso, aproveite esses últimos momentos para fazer coisas que o deixem à vontade: vá ao cinema, passeie com amigos, saia com o(a) namorado(a). Descanse a sua mente.

Se você acha que isso o fará ficar com a consciência pesada (“sou-desses-que-precisa-estudar-até-o-último-minuto”), reserve um tempo para, pelo menos, conhecer o local de prova com antecedência. Essa dica, aliás, é importante para todos. Conheça o endereço da sua prova! Descubra como chegar lá e veja quanto tempo gasta. Se todo ano aparecem por aí notícias de vestibulandos que chegaram atrasados é porque isso existe, não é? Não despreze o risco de também acontecer com você.

CONHEÇA O LOCAL DE PROVA! (repetimos mais uma vez para não esquecer). Atenção! Veja se no domingo, segunda e terça não existirão problemas no transporte, como vias interditadas ou metrô/trem/ônibus fora de operação).

Na véspera

– Aproveite o tempo antes do dia da prova para preparar o seu material, sem pressa. Desse modo, a chance de você esquecer fica bem mais difícil (veja abaixo o que levar e o que deixar em casa).

– Cuide da alimentação. Nada de abusar no almoço e fuja das gorduras e frituras ou alimentos que você não está acostumado a consumir.

– Durma cedo! Nada de balada ou papo com os amigos até altas horas da noite (deixe para conversar depois da prova, você vai ter mais assunto também).

O que levar

– Documento de Identidade: RG, CNH… (lista completa no manual)

– Caneta esferográfica de tinta azul ou preta (leve mais de uma para garantir)

– Lápis nº 2

– Borracha

– Régua graduada (para as provas que contenham questões de Matemática, poderá levar também esquadros, transferidor e compasso)

– Água e alimentos leves

– Foto 3×4 recente (ela deverá ser entregue no 1º dia de prova, quando solicitada pelo fiscal da sala)

O que não levar

– Qualquer tipo de equipamento eletrônico

– Material impresso ou para anotações

– Canetas que não as recomendadas

– Gorros, bonés etc.

– Comidas barulhentas e/ou com cheiro forte (evite o mau-olhado dos concorrentes hehe)

No dia da prova

– Acorde num horário em que você consiga se arrumar, comer e ainda dê tempo de chegar ao local (não precisa madrugar, mas também não precisa sair de pijama para a prova).

– Coma alimentos leves. Veja aqui algumas dicas do que comer antes da prova.

– Antes de sair de casa, dê uma última conferida no material que separou no dia anterior.

– Saia de casa cedo. Nos três dias de prova os portões abrem às 12h30 e serão fechados às 13h.

– Respire fundo e encare o desafio!

Como é a prova

Nos três dias os candidatos terão que responder a questões “analítico-expositivas” (dissertativas). Todas as provas terão 4h de duração.

– Primeiro dia (domingo): 10 questões de interpretação de texto, gramática e literatura e uma redação.

– Segundo dia (segunda-feira): 16 questões de história, geografia, matemática,
física, química, biologia, inglês (sendo algumas delas questões interdisciplinares)

– Terceiro dia (terça-feira): 12 questões, com duas ou três disciplinas, dependendo da carreira escolhida. Se forem duas disciplinas, serão seis questões em cada uma delas. Se forem três disciplinas, serão quatro questões em cada uma delas.

Na hora da prova os fiscais darão mais orientações sobre como realizar o exame. Você poderá deixar o local de prova a partir das 15h. Recomendamos que você aproveite bem o tempo para fazer as questões. Comece à lápis e depois passe à caneta, para dar chance de revisar algum errinho que você perceba. Se já tiver começado à caneta, faça um traço na palavra incorreta e continue escrevendo. É importante que você respeite a normal culta (sem gírias e abreviações).

Resultado

Em 31 de janeiro será divulgada a primeira chamada com a lista de convocados para a matrícula. .

Para mais informações, acesse o manual do candidato na íntegra ou entre em contato com a Fuvest:

Endereço: Rua Alvarenga, 1945/51 – esquina com a Av. Prof. Afrânio Peixoto (Portaria 1 da USP).

Telefone: (0xx11) 3093-2300

Site: www.fuvest.br

Horário de Atendimento: dias úteis, das 9h às 12h e das 13h às 17h

E-mail: [email protected]

Comments

comentários

Powered by Facebook Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *