O poder da leitura na vida das pessoas

1

José Carlos Vieira, no Diário da Manhã

Quando Pedro Álvares Cabral descobriu a Argentina, o mundo estava frio. Ler é viajar, se informar, rever, aprender, multiplicar e organizar o pensamento, passar uma mensagem. Mesmo que o ser humano tenha preguiça de ler, se faz necessário um esforço. Nos vestibulares, os estudantes têm dificuldades de fazer uma boa redação porque não cultivam o solene hábito da leitura. Ler e escrever, organizar palavras, frases e parágrafos que se transformarão em textos. Penetrar no universo das letras é importante, pois o maior analfabeto é todo aquele que aprendeu a ler e não o faz por comodidade. Descobrir o que está por trás de cada mensagem é vital, pois é necessário ler nas linhas e entender nas entrelinhas. Se o segredo do local do tesouro estivesse no meio do texto o brasileiro não o acharia, pois só costuma ler as manchetes em letras grandes. Quem escreve cultiva a emoção; já quem lê é dominado pela análise da razão, para fazer a devida correção. É a prática e a gramática de plantão.

A leitura se faz por diversos caminhos e processos; é saudável ler gibis, jornais, livros, revistas, bulas de remédios, mapas, cartas, e-mails, frases curtas ou longas. O caminho da leitura é essencial para o desenvolvimento do nosso cérebro, filtrando as ideias e consequências do texto, o recado passado pelo emissor. Eu gosto de ler a Coluna Para-choque, do Jornal Diário da Manhã porque ela é composta com humor em forma de reflexão. Em cada frase é possível sorrir e pensar, achar o fio da moral escondido na criação. Cada pessoa deve aprender a ler sobre um assunto que lhe interessa, de culinária à política, de esportes à economia, saboreando o aprendizado. O brasileiro lê pouco, geralmente dois livros por ano, um dado pequeno em comparação aos outros países. Mas o hábito deve e pode ser mudado, com treino, boa vontade, carinho e atenção. A mesma estória da TV pode ser emocionante em um livro, é possível filtrar as mensagens dos diálogos, viajar nas intenções dos personagens. Ler é um gesto que precisa de concentração, atenção, vontade de decifrar cada período escrito. O nosso vocabulário é multiplicado depois de cada leitura, e um bom escritor certamente já foi um bom leitor. É coerente fazer um resumo do que se leu para testar o raciocínio e memorização. Ler com o objetivo definido de sonhar, viajar, entender e aprender. O livro é um amigo mudo que fala. Talvez um dia, um escritor brasileiro até possa ganhar o Prêmio Nobel de Literatura. Porém, o mais urgente é mergulhar no hábito dos textos de diversos estilos, decifrar a mensagem cifrada em letras. Mesmo num mundo onde as pessoas não tenham tempo é vital refletir sobre o recado deixado no livro, revista e jornal. Pode ser um tema que tenha a ver com nossa realidade, gosto, rotina, “pois quem sabe mais, geralmente, pergunta menos”. O cérebro agradece…

Nos diálogos, festas, jogos e encontros variados se percebe a diferença entre quem se informa e outro alguém que só concorda, sem opinião própria. Goiás tem grandes jornais e escritores, santuários de reflexões e trocas de ideias. A linguagem, o estilo, a vocação regional pode e deve variar, mas todo leitor é um vencedor; aprendeu a organizar o pensamento. Quanto ao início deste texto, “onde eu dizia que Pedro Álvares descobriu a Argentina, foi apenas uma brincadeira de propósito”. Na verdade, Cabral descobriu o Brasil e eu estava apenas testando a sua atenção, leitor. E obrigado pela leitura!

Comments

comentários

Powered by Facebook Comments

2 thoughts on “O poder da leitura na vida das pessoas

  • 7 de janeiro de 2015 em 19:55
    Permalink

    Realmente é verdade o hábito da leitura faz a pessoa abrir a cabeça para o mundo eu sou assinante da veja há 38 anos me chamam a enciclopédia ambulante

    Resposta
  • 9 de janeiro de 2015 em 3:21
    Permalink

    Eu amo ler e realmente acho uma pena nosso Brasil ser tão atrasado assim, em relação aos outros países sob. o gosto pela leitura.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *