Saiba como otimizar sua compreensão de textos com 5 dicas

Fonte: Shutterstock      Existem algumas táticas de leitura que podem ampliar sua assimilação sem que você precise gastar muitas horas para isso
Fonte: Shutterstock
Existem algumas táticas de leitura que podem ampliar sua assimilação sem que você precise gastar muitas horas para isso

Aprenda a ler mais rápido sem perder conteúdos importantes

Publicado no Universia Brasil

Um dos fatores de estresse da maioria dos estudantes é a elevada carga de leitura dos cursos, especialmente nas faculdades. Ano após ano, é comum ver alunos desesperados com a quantidade de livros e textos sugeridos pelos professores como base para trabalhos e provas. O resultado disso é que, para administrar o tempo, os estudantes recorrem a outros meios, como resumos, ou acabam não lendo as obras, o que prejudica o aprendizado.

No entanto, essas não são as únicas alternativas para conseguir ler os conteúdos a tempo. Existem algumas táticas de leitura que podem ampliar sua assimilação sem que você precise gastar muitas horas para isso. Veja como conseguir seguindo essas dicas:

1 – Leia apenas o começo e o final do parágrafo
Em geral, as ideias mais importantes do texto estão localizadas no começo e no final de cada parágrafo, ou seja, lendo a primeira e a última frase você já terá uma boa compreensão do assunto.

2 – Não leia palavras pequenas
O cérebro tem a capacidade de compreender o significado das palavras sem ler exatamente todas as letras, por isso uma boa ideia é pular palavras pequenas, como artigos (o, a, um) e preposições (de, em).

3 – Foque nas palavras-chave
Todo texto gira em torno de tópicos principais. Ao identificá-los, preste mais atenção nesses pontos, pois provavelmente haverá maior quantidade de informações relevantes perto deles, diminuindo a necessidade de ler as demais partes.

4 – Faça anotações
Para economizar seu tempo durante as revisões e estudos, anote os pontos mais importantes do texto. De preferência, dê destaque para elas, escrevendo nas bordas das páginas ou até mesmo em adesivos, para não estragar seu exemplar.

5 – Leia em boa postura
Estar em uma posição desconfortável diminui o ritmo de leitura, já que, por estar desconfortável, o corpo não permite que a concentração seja total. Por outro lado, ler deitado pode provocar sonolência, o que também é prejudicial. Para agilizar sua leitura procure ler em boa postura.

Comments

comentários

Powered by Facebook Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *