Escola Digital

Escola Digital: 1200 ferramentas online para ajudar a aprender – e a educar – melhor

Mirela Mazzola, no Projeto Draft

escoladigital
A Escola Digital, iniciativa do Instituto Natura, busca ensinar com ferramentas que o aluno já conhece bem

Que tal passar conhecimento por meio de ferramentas como games, animações, vídeos e aplicativos, tão familiares ao mundo dos estudantes? É o que propõe a Escola Digital, plataforma lançada em dezembro de 2013 pelo Instituto Natura em parceria com os institutos Inspirare e Educadigital, a TIC Educa e a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo.

O conteúdo, gratuito e baseado nos parâmetros curriculares nacionais, pode ser filtrado por tipo de mídia (apresentação, videoaula ou mapa, por exemplo), disciplina, tema e ano em que é ministrado. Além dos próprios alunos, a Escola Digital subsidia educadores, pais e responsáveis de maneira rápida e acessível. Por meio dela é possível aprofundar-se em temas, alimentar a curiosidade e até sugerir novos conteúdos, preenchendo um formulário na página inicial do site.

Resultado de pesquisa online, entrevistas com educadores, especialistas e usuários, a plataforma contém cerca de 1 200 ferramentas, muitas garimpadas por professores da rede estadual de São Paulo. A ideia é que outras secretarias estaduais se inspirem e adotem o portal como suporte pedagógico que atenda às demandas locais.

A professora Gislaine Batista Munhoz, 39 anos, responsável pelo laboratório de informática da Escola Professor Rivadávia Marques Júnior (em São Mateus, na capital paulista), foi consultada durante a elaboração do projeto. Hoje, ela busca engajar alunos e professores. “Apresentamos o site aos professores e os incentivamos a trabalhar os conteúdos em sala, além de liberar os computadores para consulta de alguns estudantes”, conta. Assim, aos poucos, ela pretende inserir de vez a Escola Digital no ambiente escolar.

A história da Natura em prol da educação começou em 1995 com o lançamento da linha Crer para Ver, divulgada e comercializada sem lucro pelos consultores. A partir de 2010, a gestão de Crer para Ver passou ao Instituto Natura, que atua em 19 projetos voltados à melhora do ensino público no Brasil.

Conheça mais sobre a Escola Digital e todos os projetos do Instituto Natura. E saiba como são aplicados os recursos obtidos com a venda de Crer Para Ver.

Esta matéria, e muitas outras conversas de marca da Natura, podem ser encontradas na Sala de Bem-Estar, no Rede Natura. Seja bem-vindo! Envie a sua história para a gente. A Natura quer conhecê-la. A Natura quer publicá-la.

Comments

comentários

Powered by Facebook Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *