Livros em clima de verão

Paula Pimenta, na Veja

Janeiro é um mês que tem cara de férias! Mesmo quem trabalha nessa época sente uma atmosfera diferente, as pessoas parecem mais soltas e descontraídas. As férias escolares fazem com que muita gente aproveite para viajar e os dias quentes nos convidam a curtir a estação em locais bem fresquinhos…

Uma das coisas que mais gosto de fazer quando estou de férias é colocar a leitura em dia. Nada melhor do que deitar em uma rede, na beira da piscina ou na areia da praia e passar horas envolvida em alguma história. E se for uma narrativa que esteja em sintonia com o clima, melhor ainda!

Por isso, separei para você alguns livros que são passados exatamente no verão. E caso você não esteja de férias, pelo menos poderá durante a leitura se sentir assim: leve e vivenciando fortes emoções, como os dias de verão devem ser!

O-Verão-Que-Mudou-Minha-Vida-195x300

O verão que mudou minha vida (Jenny Han)

Esse livro conta a história de Belly, uma garota apaixonada pela verão. Todos os anos ela conta os dias para a chegada dessa estação, pois é quando ela, sua mãe e seu irmão sempre viajam para a casa de veraneio de uma amiga da mãe, que tem dois filhos. Eles se conhecem desde pequenos e se consideram irmãos, apesar de Belly ter uma paixão secreta por um deles. Porém, nesse ano tudo parece mudar. Belly está crescendo e os garotos também, fazendo com que tenham que ter mais responsabilidades e vivenciem novas emoções. Mas o principal é que Belly sabe que possivelmente esse será o último verão em que todos passarão juntos.

 

 

A-caminho-do-verão

A caminho do verão (Sarah Dessen)

Auden é uma garota muito estudiosa. Seus pais são escritores e professores, e sempre fizeram com ela desse muito importância aos estudos, o que fez com que ela não tivesse uma infância como a das outras crianças, ela cresceu tendo livros como companhia, em vez de brinquedos. Com a separação dos pais, Auden continua morando com a sua dominadora mãe. Quando seu pai se casa novamente e tem outra filha, Auden decide passar as férias de verão com eles, em uma pequena cidade litorânea. E é lá que ela descobre um lado mais leve da vida, quando conhece Eli, um garoto misterioso com o qual embarca em uma busca: experimentar uma adolescência sem preocupações. Junte dois solitários, uma bicicleta, um estoque infindável de madrugadas com insônia, tortas e café e… tudo pode acontecer.

 

O-verao-e-a-cidade-194x300

O verão e a cidade (Candace Bushnell)

Esse livro é a continuação de “Os Diários de Carrie”, narrado pela protagonista da famosa série de TV “Sex and the City” e nele ficamos sabendo como Carrie conheceu Samantha e Miranda, duas de suas melhores amigas. Em pleno verão, Carrie está apaixonada por NY, pelo clima, pelos vizinhos malucos do bairro, pelos brechós, pelas festas e por um homem que a faz perder o chão. Mas o melhor de tudo: ela está frequentando um curso de escrita criativa, o primeiro passo para realizar seu grande sonho de ser escritora! Porém, Carrie percebe que ser alguém em Nova York é muito mais complicado do que imaginava. O verão na Big Apple guarda muitas surpresas para Carrie. Mas a questão é: ela vai sobreviver?

 

vinte_garotos_no_verão-208x300

Vinte garotos no verão (Sarah Ockler)

Segundo a melhor amiga de Anna, Frankie, vinte dias na praia é a oportunidade perfeita para fazer algumas loucuras. Se elas conhecessem um garoto por dia, haveria uma boa chance de Anna viver um amor de verão. Anna aceita entrar na brincadeira, mas há algo que não contou a Frankie: ela estava tendo um romance secreto com Matt, o irmão mais velho da própria Frankie, um pouco antes de ele morrer tragicamente. Agora, aquele segredo começa a ficar difícil de ser guardado. Afinal, ela não quer que nenhum garoto abafe a lembrança do seu sigiloso primeiro amor…

 

 

Verão-Cruel-203x300

Verão cruel (Alyson Noël)

Colby Cavendish é uma garota de 16 anos que está começando a andar com os populares da escola. Ela estava ansiosa para o seu primeiro verão cheio de festas e também para curtir com a turma na praia, mas seus planos vão por água abaixo quando seus pais a mandam passar férias forçadas na Grécia com sua tia. Presa em uma ilha sem shoppings e sem sinal de celular, ela teme ser rapidamente esquecida por seus amigos. Por isso cria um blog chamado “Verão cruel”, onde relata os acontecimentos monótonos do seu dia a dia. Porém, quando Colby conhece Yanni, ela começa a perceber que seu verão até que não está tão cruel assim… e tudo indica que aquele sentimento será mais que uma simples paixonite de verão.

 

Ah-o-Verão-207x300

Ah, o verão! (Fernanda Belém)

Camila estava preparada para curtir com as amigas o verão carioca, com muitas festas, clube, praia, paquera… Mas sua mãe tinha outros planos para ela: viajar para Búzios. Agora ela tem certeza de que aquelas serão as piores férias de sua vida! Mas quando chega à cidade, aos poucos descobre não é tão ruim como ela pensava… Muito pelo contrário. Ela começa a perceber que gostaria de viver aqueles dias de verão para sempre!

Comments

comentários

Powered by Facebook Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *