Top Ten Tuesday

Top Ten Tuesday: 10 canais literários que você tem que conhecer

Alessandra Gilos, no Por essas Páginas

toptentuesday-300x166[1]

O TTT de hoje era um “seja o que quiser”. Pensei sobre diversas listas e possibilidades, mas enxerguei a oportunidade de listar aqui alguns dos meus canais literários favoritos (e que me inspiraram a criar o meu! ^^). Sei que muitos de vocês não possuem o hábito de ver vídeos, mas sugiro que abram as portas a esta oportunidade. Juro que não irão se arrepender! (:
O Top Ten Tuesday é um meme literário semanal criado pelo The Broke and the Bookish.

1. Tiny Little Things (Tati Feltrin): o canal da Tati foi o primeiro que conheci – e acho que um dos poucos que efetivamente acompanho com fervor e a cada novo vídeo publicado. Com um embasamento bem bacana, a Tati me atraí por que traz livros “populares” e do momento, assim como clássicos e desconhecidos. Ela tem um milhão de projetos bacanas e listas gigantescas de livros que quer ler. Eu sugiro ver o bookshelf tour infinito e em mil partes que é super bacana e nos instiga a querer aumentar a lista gigante!

2. Cabine Literária: o Cabine foi acho que o segundo canal que descobri. O diferencial dele é que conta com muitos colaboradores, o que permite que você sempre tenha algum a qual se afeiçoar caso prefira um gênero ou estilo de escrita determinado. Particularmente, eu adoro e confio em todas as opiniões do Gabriel. Acho que nenhum livro que ele sugeriu e amou eu não não amei também (aka: Jogador #1). Atualmente, eles estão criando novos quadros com sketchs, debates e até moda.

3. O Batom de Clarice: aficionada por Clarice, a Ju Gevarson é uma fofa poetisa. Eu adoro o jeitinho dela de falar e a forma como ela nos faz querer ler absolutamente tudo o que ela elogia. Para mim, a Ju é um passo fora da minha linha de conforto. Eu raramente ouvi dizer ou conheço os livros que ela lê, mas vou listando alguns e outros para o futuro, para sair da caixinha. O legal é que, como formada em letras, ela acaba nos guiando e explicando determinadas coisas de suas obras favoritas que nos faz querer mais ler determinada obra que até então não pegaríamos. Atualmente, ela cedeu a pressão e começou a ler Harry Potter (e está amando!) e tem uma série de vídeos especial. Ah, e sim! Ela tem uma calopsita linda que sempre aparece nos vídeos, o Théo <3

4. Geek Freak: originalmente o Victor fazia parte do Olhos de Ressaca (R.I.P), mas o Geek Freak é seu canal sozinho. Ele é o louco das compras e o mestre da edição. Adoro! Seus vídeos são bem variados, com muitas tags e interação. Aqui, você não vai encontrar resenhas (apenas no blog dele), mas juro que é divertido!

5. JotaPluftz: a Ju é um dos meus canais favoritos para dicas de HQ’s e livros meigos. Os vídeos são super gostosos de assistir e há sempre uma coisinha ali que você irá desejar! Eu já assisti a diversos desenhos e comprei algumas HQs com recomendação dela.

6. Lido Lendo: a Isa é uma fofa e eu a conheci na Bienal do livro! <3 Seus vídeos são deliciosos e a calma dela é quase que terapêutica. O que mais gosto é que a mecânica de compra dela é bem distinta: ela não lê sinopses. Então somos guiados pela curiosidade dela pelo contexto da capa e do título. Já comprei alguns livros recomendados e sem dúvidas comprarei outros.

7. Papo de Estante: além das críticas literárias e tags, a Bruna nos presenteia com sua voz incrível em vídeos com músicas baseadas em livros e alguns outros vlogs e vídeos “estava com vontade gravei” bem engraçados e divertidos! Ela estava há um tempo sem gravar, mas já voltou.

8. Triplobooks: o canal da Mari é muito bom. Ela varia bastante a forma como constrói as resenhas e normalmente os vídeos são mais curtos, o que facilita para as pessoas com DDA (hehe… brincadeirinha!). Uma das coluninhas que mais adoro são os TOP 3 alguma coisa. Recomendo também o acesso a o blog dela, que contém um monte de artes lindas que ela mesma faz!

9. Patrícia Pirota: fã viciada de Harry Potter, a Patrícia só chegou a meu conhecimento há pouco tempo. Embora o canal seja antigo e mega conhecido. Ela fala de tudo também e grava de tudo. Como ela ama HP, adoro a forma como a série é introduzida a todo momento, sem notar. Ela se enquadra um pouco dentro da categoria da Ju Gevarson e da Tati, pois lê muitas coisas fora da minha caixinha e me intriga a ler também!

10. Narrativas da Cidade: bom, para quem não conhece, o Narrativas é meu canal particular e que tem parceria direta e linda com o PEP <3 Lá eu faço mui-tas resenhas e dou algumas diquinhas de viagem. Estou incrementando a resposta de tags e este ano teremos alguns comprativos livros vs filmes. ;D Todo o conteúdo postado por aqui é exclusivo e você não encontra no Narrativas, mas sempre que um vídeo novo é publicado aqui no PEP, eu faço um teaser por lá.

Comments

comentários

Powered by Facebook Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *