Concorra a livros do filósofo Giorgio Agamben

agamben-c2a9-b-cannarss399263
Nos últimos anos, o filósofo italiano Giorgio Agamben tem ocupado lugar cada vez mais destacado no panorama do pensamento político contemporâneo, principalmente após a publicação, em 1995, de O poder soberano e a vida nua, primeiro volume da série Homo sacer, no qual retoma – e reformula – a idéia de Hannah Arendt e Michel Foucault acerca da politização moderna da vida biológica, a “biopolítica”.

Em sua obra ele exercita essencialmente a interação entre a filosofia, a literatura, a poesia e principalmente a política.

Vamos sortear três títulos de Giorgio Agambem, lançamentos da Autêntica!

Confira as obras:

nudezNudez

Nos ensaios que compõem Nudez, desdobra um procedimento muito caro a Furio Jesi: o problema da festa, ou melhor, do tempo festivo.

O paradigma com que Jesi confronta tal problema é justamente o da máquina mitológica. Agamben sabe que o que é necessário não é destruir a máquina em si, mas a situação que torna as máquinas produtivas; e o risco que se corre nessa possibilidade de destruição é exclusivamente político, pois a “máquina negativa”, escreve Agamben, “produz o nada a partir do nada”, e essa é a política em que vivemos.

Leia um trecho

 

 

 

meiossemMeios sem fim

“Publicado na Itália, em 1996, Meios sem fim é, segundo o próprio Agamben, um conjunto de textos (escritos entre 1990 e 1995) que se referem a um canteiro de obras cujo primeiro fruto tinha sido a publicação do primeiro volume de Homo Sacer (O poder soberano e a vida nua, Einaudi, 1995).

Os breves ensaios de Meios sem fim antecipam os seus núcleos originais e apresentam alguns de seus ‘estilhaços e fragmentos’: a vida nua, a biopolítica; o estado de exceção; o campo de concentração; o refugiado; as sociedades democrático-espetaculares; a política como a esfera dos meios puros ou dos gestos.

Leia um trecho

 

 

potenciaA potência do pensamento

“Publicado na Itália em 2005, A potência do pensamento é uma coletânea de ensaios e conferências escritas por Giorgio Agamben ao longo de um período de quase trinta anos.

Entre os textos aqui reunidos, o leitor encontrará desde o ensaio ‘Aby Warburg e a ciência sem nome’, de 1975 – estreitamente ligado às pesquisas, desenvolvidas por Agamben na biblioteca do Warburg Institute de Londres, que darão origem a seu segundo livro, Estâncias, de 1977, até o ensaio ‘A obra do homem’, de 2004, que antecipa as investigações sobre o conceito de inoperosidade.

Leia um trecho

 

 

Para participar, é só preencher o formulário nesse link http://goo.gl/0yNoGK. Sortearemos um exemplar de cada obra. Divulgue para seus amigos que curtem o filósofo italiano.

O resultado será divulgado em 19/2 neste post.

Boa sorte! 🙂

 

Vamos aos ganhadores! 

 

[Música de suspense]

 

Parabéns a…

 

Rodrigo Moreira  – A potência do pensamento

Carlos R.Pina de Carvalho – Meio sem fim

Arlandson Oliveira – Meio sem fim

Entraremos em contato pelos e-mails usados no formulário. Até a próxima!

Comments

comentários

Powered by Facebook Comments

One thought on “Concorra a livros do filósofo Giorgio Agamben

  • 20 de fevereiro de 2015 em 18:24
    Permalink

    Eu não ganhei 🙁 snif, snif

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *