Educação: a única solução

Educacao

Airton Carlini, em Exame

Nos últimos dias fomos surpreendidos pela notícia da execução de um brasileiro preso e condenado por tráfico de drogas na Indonésia. Muitos ficaram chocados achando que a pena era exagerada e que o “pobre” rapaz merecia destino melhor. Pessoalmente não concordo com a pena de morte mas não vou entrar neste tema complexo e muito controverso. Uns são favoráveis outros contra. Apenas isto.

A questão não é esta. O fato é que gostem ou não lá as Leis são cumpridas. Não sou um profundo conhecedor da cultura daquele país e não imagino que seja um exemplo como nação. O fato é que num determinado sentido, eles nos deram uma lição. Se existe lei, ela deve ser cumprida.

A isto se dá o nome de educação. Uma nação só existe e cresce com educação e respeito às instituições.

O Brasil precisa urgentemente de um choque de educação. Em todos os sentidos. Perdemos a noção. Somos sim um povo gentil e amoroso mas, também somos um povo mal educado. Falta estudo, respeito, civilidade e senso de nação.

Estamos vivendo a maior seca da nossa história. Isto afeta a todos de modo indiscriminado. E o que temos visto? As pessoas culpando apenas o governo que não tomou as medidas necessárias para evitar que isto nos afetasse. Pode ser verdade. Não estou dizendo nem que sim e nem que não. Apenas não tenho competência para julgar o que foi feito. O que sei, é que ainda vejo uma série de pessoas que não se deram conta do grave problema e continuam a gastar como se o problema não fosse delas. Digamos que a falta de água realmente foi causado pelos nossos governantes. Tá bom mas e daí, por isso gasto indiscriminadamente para mostrar que estou com “raiva”?

Isto só acontece porque somos mal educados. Convivemos com tanta corrupção e desmandos que nos achamos no direito de fazer o mesmo. Se eles não fazem, porque eu tenho que fazer

Esta lógica é perversa e está totalmente errada. Deveria ser exatamente o contrário. Não importa se os outros não fazem o que lhes cabe. Eu vou fazer a minha parte e com isto vou começar a dar o exemplo.

Sempre ouvi desde muito pequeno que os bons exemplos começam em casa. Concordo plenamente. Precisamos reverter a educação deste país a partir de nós mesmos. Só nós, cada um de nós é que podemos dar educação para os nossos filhos e fazer com que as próximas gerações sejam muito melhores do que nós.

Quem tem filhos em idade escolar e já participou de reuniões de pais, com certeza vai se lembrar de algo parecido com o que vou relatar. Já vi inúmeras vezes pais e mães cobrarem das escolas que esta dê educação para seus filhos, como se os próprios não tivessem nenhuma responsabilidade sobre os mesmos. Onde nós estamos?

O título deste blog começa com a palavra educação não por acaso. Educação é muito mais amplo que estudo e conhecimento. As escolas precisam nos ajudar com o estudo, com conhecimento e com educação também entretanto querer repassar a estas a total responsabilidade pela educação de nossos filhos é totalmente descabido.

Todos nós somos responsáveis pelo que acontece no país. Pelos desmandos inclusive. Nós votamos e portanto demos a nossa contribuição.

Para terminar meus amigos (certamente poderia me alongar muito no tema), fazendo uma comparação com o que aconteceu na Indonésia, temos que entender de uma vez por todas que somos responsáveis pelos nossos atos e que precisamos urgentemente nos tornar exemplos positivos para as próximas gerações. Não dá mais para esperar o outro começar primeiro. Eu e você precisamos começar agora. Hoje. Já. Temos que dar e cobrar educação das pessoas. Isto nos tornará uma nação. Do contrário continuaremos a ser o país do tudo pode e o que é pior, sem água.

Comments

comentários

Powered by Facebook Comments

One thought on “Educação: a única solução

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *