Yoga nas escolas pode ajudar na concentração dos alunos

650x375_yoga-escola_1491122
Wynne Carvalho, no UOL

A prática de yoga, atividade física que busca o equilibrio entre o corpo e a mente, tem grandes benefícios para os adultos, como o alivio dores e do estresse. O que muitos não sabem é que a partir dos exercícios oferecidos, jovens e crianças aprimoram aspectos como a concentração e a disciplina.

Uma forma inovadora de introduzir a prática dessas atividades no universo infantil é inserindo-a nas propostas extra-curriculares da instituição de ensino.
De acordo com a professora e membro da International Yoga Teachers’ Association e da Aliança do Yoga Brasil, Cassia Parmeggiani, o yoga é capaz de quebrar a rotina das escolas.

“Simples movimentos e exercícios de respiração podem ser facilmente inseridos em sala de aula, diversificando a rotina. Podem ser feitos com regularidade, ou de acordo com a necessidade”, disse a professora.

Ela afirma que o estresse em crianças se manifesta por fadiga, desorientação e excitação. A prática, então, seria uma excelente ferramenta para gerenciar os estados mentais.
“Basicamente procuramos alcançar três objetivos com as crianças: aumentar a flexibilidade e coordenação motora; incentivar a concentração e reduzir o nível de estresse e melhorar a convivência com o meio ambiente” , contou Cássia.

A professora Daniela Novaes, que há um ano mantém o blog Respire, afirmou que a prática é muito eficaz para que o jovem fique mais seguro.
“A partir de um trabalho feito com a mente é possível se sentir melhor diante da vida e, assim, ganhar confiança”, afirmou.

Nas escolas

Foi buscando uma melhora em alguns pontos como foco e disposição que o “Centro de Apoio O Visconde”, em São Paulo, passou a oferecer aulas de yoga para os jovens.
Segundo a diretora da creche, Paula Boralli, as aulas acontecem durante toda a semana e foi aceita facilmente pelos alunos.

“Todos adoram fazer parte das aulas. As crianças estão mais calmas e focadas nas atividades, melhoraram a postura e brigam menos entre si”, contou.

Benefícios

Em Salvador, é difícil encontrar instituições que oferecessem yoga aos alunos. Iracema Barreto, que trabalha com a prática, acredita que a razão seja a falta de conhecimento.
“Acredito que o desconhecimento quanto aos benefícios que o yoga tem para os jovens seja o motivo” opina.

O Colégio Miró já realizava cursos de yoga para as crianças, mas, este ano, a prática fará parte da grade do turno integral.

“Esta atividade consegue deixar as crianças mais centradas com suas tarefas e mais calmas, além de fazer com que adquiram maior consciência corporal” explica Cândida Muvvio, diretora do ensino fundamental.

Segundo Carla Dantas, do Colégio Via Magia, que oferecia aulas, o yoga fazia com que as crianças ficassem mais envolvidas com o dia a dia e disponíveis para dialogar com o conhecimento.

Comments

comentários

Powered by Facebook Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *