Animação retrata primeiro dia de aula de menina com paralisia cerebral

Curta-metragem “Por que Heloísa?” é continuação de livro com mesmo nome; ambos são baseados em histórias reais

i466440

Publicado em Revista Educação

Como é a rotina de uma criança que tem paralisia cerebral e frequenta a escola comum? Um curta-metragem foi produzido com o intuito de responder esta questão de forma lúdica e leve. A animação “Por que Heloísa?” também trata dos problemas de acessibilidade que estas pessoas enfrentam no dia a dia e é baseada em histórias reais.

Com apenas 11 minutos de duração, o curta-metragem consegue desvendar diversos mitos que existem a respeito das pessoas com deficiência e da inclusão escolar. Heloísa é recebida em seu primeiro dia de aula com muita curiosidade por parte dos colegas. Com o passar do tempo, eles aprendem a entender suas necessidades e a integram à turma. O filme está disponível na internet com recursos acessíveis para pessoas com deficiências auditiva e visual.

A animação é a continuação de um livro de mesmo nome, escrito por Cristiana Soares. Nele, a autora conta a história da infância de Heloísa e seus primeiros desafios. O roteiro do filme foi feito por Cristiana e Carolina Ziskind, com ilustrações de Ari Nicolosi. A realização foi feita por uma parceria entre Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo e a TV Cultura.

Comments

comentários

Powered by Facebook Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *