Atividades para estimular o hábito da leitura na sua Família

familia lendo

Fábio Mourão, no Dito pelo Maldito

Estudos recentes afirmam que se os pais estão ativamente envolvidos no progresso da leitura de uma criança, o pequeno tem mais chances de alcançar o sucesso pessoal. Nossa compreensão das coisas, isto é, a capacidade individual de assimilar conhecimentos, seja na área profissional ou na vida pessoal, a maioria dessas coisas depende da leitura.

E não estou falando em comprar alguns livros coloridos, jogar no quarto do seu filho e esperar que ele comece a lê-los por osmose. Além de ler em voz alta, há uma infinidade de outras atividades que você pode fazer com a sua família para ajudar a incentivar o excelente hábito da leitura e desenvolver um duradouro amor pelos livros.
Veja alguns exemplos abaixo.

✔ Criar um ambiente apropriado. Só de ter algumas prateleiras recheadas de livros já ajudaria bastante a estimular a leitura no seu lar. Durante os primeiros anos de vida, esse ambiente será tudo que seu filho conhecerá, e seria excelente se os livros fizessem parte dele.

✔ Aprenda mais sobre os interesses dos seus filhos. Desse modo você poderá sugerir livros, artigos ou revistas que abordam temas que eles realmente gostam.

✔ Certifique-se de que seus filhos vejam você lendo. As crianças gostam de imitar os adultos. Quando estiver lendo na presença deles, demonstre através de gestos e comentários o quão satisfatório é aquele ato. Além disso, dessa forma o seu filho será estimulado a dar valor a leitura, e isso criará um vínculo entre vocês ao associar todo aquele agradável sentimento com a leitura.

✔ Visite a biblioteca da sua cidade. Um passeio em família para a biblioteca local é uma excelente oportunidade para diversas atividades. Vocês podem ler um para o outro, compartilhar interesses e discutir suas preferências de leitura. Também pode gravar as histórias lidas para ser tocada em casa na hora de dormir na falta de uma babá.

✔ Alguns filmes são excelentes pontos de partida para motivar a leitura. Após assistir um filme baseado em um livro, por exemplo, as crianças podem ficar motivadas em ler os livros ligados aquele universo.

✔ Experimente realizar atividades relacionadas a temática da literatura. Você pode encontrar inúmeros títulos cujo os conteúdos sugerem a realização de tarefas e atividades divertidas.

✔ Prepare uma noite de jogos com a família. Você pode encontrar muitos jogos tradicionais inspirados em clássicos da literatura, e também sempre pode contar com o RPG como uma forma eficiente de polir o interesse do seu filho pela leitura.

✔ Encene peças teatrais entre a família. A escrita de roteiros, ensaios e o simples ato de decorar as falas, pode ajudar as crianças a aprender sobre escrita, organização e estrutura de histórias.

Comments

comentários

Powered by Facebook Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *