Resenha: Coração de Tinta

Marcos Tavares, no Psychobooks

Sempre tive curiosidade em ler a trilogia Mundo de Tinta por sempre ler resenhas muito positivas sobre os livros. Finalmente tomei coragem e comecei, mas será que ela é mesmo isso tudo o que dizem?

coracao-de-tinta

Coração de Tinta

Cornelia Funke

Tradutor: Sonali Bertuol
Editora: Companhia das Letras
Páginas: 455
ISBN: 9788535907728
Publicação: 2006

Sinopse:

Há muito tempo Mo decidiu nunca mais ler um livro em voz alta. Sua filha Meggie é uma devoradora de histórias, mas apesar da insistência não consegue fazer com que o pai leia para ela na cama. Meggie jamais entendeu o motivo dessa recusa, até que um excêntrico visitante noturno finalmente vem revelar o segredo que explica a proibição.
É que Mo tem uma habilidade estranha e incontrolável: quando lê um texto em voz alta, as palavras tomam vida em sua boca, e coisas e seres da história surgem como que por mágica. Numa noite fatídica, quando Meggie ainda era um bebê, a língua encantada de Mo trouxe à vida alguns personagens de um livro chamado “Coração De Tinta”. Um deles é Capricórnio, vilão cruel e sem misericórdia, que não fez questão de voltar para dentro da história de onde tinha vindo e preferiu instalar-se numa aldeia abandonada. Desse lugar funesto, comanda uma gangue de brutamontes que espalham o terror pela região, praticando roubos e assassinatos. Capricórnio quer usar os poderes de Mo para trazer de “Coração De Tinta” um ser ainda mais terrível e sanguinário que ele próprio. Quando seus capangas finalmente seqüestram Mo, Meggie terá de enfrentar essas criaturas bizarras e sofridas, vindas de um mundo completamente diferente do seu.

Comentários

Enredo

Meggie é uma garota que adora livros. Seu pai, Mo, foi seu principal incentivador no mundo da leitura. Por ele ser encadernador de livros, ela cresceu rodeada deles, sempre ávida por novas histórias. Sua mãe desapareceu há alguns anos e todos acham que ela está morta. Até que numa noite chuvosa e fria, um homem desconhecido aparece na porta da casa da família. Ele se identifica como Dedo Empoeirado e afirma ser amigo de Mo. Suas roupas estão sujas e gastas e seu comportamento é bem esquisito. Porém, para o espanto de Meggie, ele não é um desconhecido para seu pai, pelo contrário, eles aparentam se conhecer de longa data.

Na manhã seguinte, Mo avisa a filha que precisará trabalhar na casa de uma senhora, Elinor, que adora livros mas que, para isso, ele precisará fazer uma longa viagem. Isso somado ao fato que ele carrega um misterioso livro, chamado Coração de Tinta, que Meggie nunca teve permissão de ler, a deixa extremamente intrigada. Há algo de misterioso e perigoso nesse livro, mas ela não sabe o que é nem qual a relação desse com todas as situações estranhas que aconteceram nos últimos tempos.

Quando chegam a casa, um palácio abarrotado de livros por todas as paredes, Meggie, Mo, Elinor e Dedo Empoeirado começarão uma aventura repleta de elementos fantásticos em busca da solução de um problema que perdura há anos. Conseguirão eles resolver esse impasse e retomar a paz em suas vidas?

Personagens

Meggie é uma ótima protagonista. Por ser uma leitora ávida, seu senso de curiosidade e dedução lógica são bem construídos e trabalhados na personagem ao longo de toda a trama. Em várias cenas, ela tem papel coringa na decisão de alguns conflitos. Corajosa e ágil, uma aventura digna das que já estava acostumada a ler nos livros, era tudo o que ela precisava viver.

Mo é muito misterioso. Mesmo sendo um pai amoroso e que tenta suprir a ausência da esposa, ele esconde muitos segredos de sua filha, não permitindo, por exemplo, que ela leia alguns de seus livros. Ele traz consigo um dom mágico que é responsável pela motivação de toda a trama principal.

Elinor é outro personagem que adorei ler. Sua construção é muito bem feita começando como a megera dos livros, incompreendida e carrasca, e passando para uma mulher corajosa e ousada em vários momentos. Sua bibliofilia foi um elemento muito interessante e pertinente na história.
Há outros personagens na trama dignos de nota, sobretudo os que se relacionam com Dedo Empoeirado, mas não posso citar na resenha sem dar spoiler do segredo principal da trama. No mais, percebe-se que a autora consegue construir personalidades díspares que se conectam ao longo da narrativa. Alguns núcleos foram bem desafiadores de serem escritos e percebe-se o trabalho que a escritora fez por sobre eles.

Um livro para quem ama livros

Definitivamente esse livro é para amantes de livros. A bibliofilia é a protagonista dessa história. Há uma forte exaltação à arte de transportar histórias para o papel e espalhá-las para as pessoas. Basicamente todas as etapas de um livro, da concepção da ideia original até a interpretação de cada leitor, encontra um referencial na história, seja por meio de um plot ou de um personagem. Durante a leitura eu fiquei o tempo todo me identificando com os personagens e com a situação em que eles vivem. Era algo que eu também gostaria de viver, passar pela mesma experiência.

No início de cada capítulo há citações de outros livros conhecidos, como Peter Pan, O Hobbit e A Ilha do Tesouro. A correlação desses quotes com o que viria no capítulo a seguir foi muito bem feita e clareava bastante para o leitor o que ele encontraria adiante na leitura.

Considerações

O livro foi adaptado para o cinema, mas ainda não tive a oportunidade de assistir ao filme. Adorei a leitura, embora em alguns momentos achei a narrativa da Funke um pouco lenta e algumas passagens um pouco demoradas para serem finalizadas. Em virtude disso o livro não recebeu cinco estrelas. Mas é uma leitura agradável, que pega o leitor pela identificação com o enredo. Estou ansiosíssimo para ler a continuação.

Alguns livros devem ser degustados, outros são devorados. Apenas poucos são mastigados e digeridos totalmente.

Página 16
Acredite, os livros são como pega-moscas. Não existe nada melhor para grudar lembranças do que páginas impressas.
Página 22
(…) Toda a casa dela está atulhada de livros. Ela os prefere à companhia de seres humanos.
Página 114

4 Estrelas

Comments

comentários

Powered by Facebook Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *