Biblioteca de Babel de Jorge Luis Borges existe na Internet

Jonathan Basile, um programador americano, construiu uma biblioteca online a partir do conto de Borges

Markus Almeida no Sabado

borges2No conto A Biblioteca de Babel, publicado em 1944 no livro Ficções, Jorge Luis Borges imaginou uma biblioteca infindável, uma sucessão de salas repletas de livros contendo todas as letras e palavras de todos os livros alguma vez publicados ou que pudessem ser publicados.

Agora, o escritor e programador informático norte-americano Jonathan Basile pegou na visão de Borges e construiu uma Biblioteca de Babel online -ora veja.

Nas palavras do autor: “A Biblioteca de Babel é um local para académicos fazerem pesquisas, para artistas e escritores procurarem inspiração, para qualquer pessoa com curiosidade ou sentido de humor para apreciar a estranheza da sua existência – em suma, é como qualquer outra biblioteca. Se se completar, conteria todas as combinações possíveis entre 1.312.000 caracteres, incluindo espaços, vírgulas e pontos. Logo, ela conteria todos os livros alguma vez escritos, e todos os livros que poderão vir a ser escritos – incluíndo todas as peças, canções, artigos científicos, textos legais, etc. De momento, contém 1.024.640 volumes”

Comments

comentários

Powered by Facebook Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *