Livros para destruir fazem sucesso entre o público infanto-juvenil

Publicações convidam o leitor a rasgar as páginas, rabiscar, pintar, manchar e até mesmo levar o livro para o banho

Foto: Giulia Pozzobon / Especial
Foto: Giulia Pozzobon / Especial

Publicado no Zero Hora

Estimular a imaginação e interagir com o leitor é a proposta de publicações como ‘Destrua Este Diário’, um dos exemplares mais vendidos de 2014 para o público infanto-juvenil. Com tarefas diferentes em cada página, os títulos do gênero provocam quem está lendo a sair da zona de conforto. A autora de ‘Destrua Este Diário’, Keri Smith, dedica o livro aos perfeccionistas de todo o mundo e propõe atividades inusitadas, como mastigar – mas não engolir – uma das páginas do livro, por exemplo. Se você obedecer todas as indicações das páginas, no final, o livro vai estar todo estragado.

Keri também criou outros dois livros com propostas parecidas: ‘Termine Este Livro’ e ‘Isto Não é um Livro’, todos da editora Intrínseca. O estímulo da autora para que os leitores construam a história junto com ela é muito evidente, tanto que ela descreve na contracapa de um de seus livros:

“Este objeto não existe sem você. É você quem determinará o conteúdo e o produto final. Tudo tomará forma a partir da sua imaginação. Para fazê-lo ganhar vida, você terá que ir à luta e completar as missões. Se Isto Não é um Livro então o que é exatamente? A resposta depende de você.”

Outros dois exemplares têm propostas semelhantes: ‘Listografia – sua vida em listas’ e ‘1 Página de Cada Vez – Um diário diferente’. O primeiro, da autora Lisa Nora, propõe ao leitor que escreva a sua autobiografia através de listas. Por isso, em cada página, há uma proposta diferente de listas, como os animais de estimação que você já teve, as pessoas engraçadas com quem trabalhou ou, ainda, os filmes e músicas que mais gosta.

O ‘1 Página de Cada Vez – Um diário diferente’ tem 365 tarefas que buscam encorajar os leitores a soltar a imaginação. Na contracapa, o autor Adam J. Kurtz conclui: “Este livro é o seu novo melhor amigo.”

destru2

 

Comments

comentários

Powered by Facebook Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *