Rubem Fonseca ganha prêmio da Academia Brasileira de Letras

Prêmio Machado de Assis por conjunto da obra foi anunciado nesta sexta.
Cerimônia de entrega está marcada para o dia 16 de julho.

Publicado no G1

Rubem Fonseca (Foto: AE/Guillermo Arias/)
Rubem Fonseca (Foto: AE/Guillermo Arias/)

O escritor Rubem Fonseca, de 90 anos, foi nomeado vencedor do Prêmio Machado de Assis, entregue pela Academia Brasileira de Letras (ABL) pelo conjunto da obra. Em nota divulgada nesta sexta-feira (22), a instituição destaca que o autor “é um dos mais importantes ficcionistas contemporâneos brasileiros” e cita que ele ganhou o Camões em 2003.

“Consagrou-se por sua narrativa nervosa e ágil, ao mesmo tempo clássica e moderna, entre o realismo e o policial, revelando a violência urbana brasileira, sem perder o olhar sensível para a tragédia humana a ela subjacente, a solidão das grandes cidades ou para os matizes do erotismo”, diz o texto.

“Seu estilo contido, irônico e cortante, ao mesmo tempo denota um leitor dos clássicos e um ouvido atento ao falar das ruas em seu tempo. Exerceu profunda influência em nossa cena literária, inaugurando a tendência que Alfredo Bosi chama de ‘brutalista’.”

Dentre os principais livros de Rubem Fonseca, estão os volumes de contos “Lucia McCartney” (1967), “Feliz ano novo” (1975) e “O cobrador” (1979) e os romances “O caso Morel” (1973), “A grande arte” (1983) e “Agosto” (1990).

Nascido em Juiz de Mora (MG) em 11 de maio de 1925, José Rubem Fonseca se mudou para o Rio aos 8 anos de idade. Formado em Direito, trabalhou como comissário de polícia no início dos anos 1950. Na década seguinte, prestou serviços para o Instituto de Pesquisas e Estudos Sociais (Ipes), vinculado ao golpe militar de 1964. Mais tarde, ele negou que tivesse apoiado o regime.

A cerimônia de entrega do Prêmio Machado de Assis a Rubem Fonseca está marcada para o dia 16 de julho.

Comments

comentários

Powered by Facebook Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *