Resenha: Sangue de Tinta

Marcos Tavares, no PsychoBooks

Olá, Leitores!

O primeiro livro da trilogia Mundo de Tinta foi uma excelente leitura. A maneira como a autora guiou os personagens e construiu os cenários foi impressionante. Será que em Sangue de Tinta o nível de qualidade continuou?

1- Coração de Tinta | Resenha

sangue-de-tinta

Sangue de Tinta

Cornelia Funke

Tradutor: Sonali Bertuol
Editora: Seguinte
Páginas: 559
ISBN: 9788535915761
Publicação: 2009

Sinopse:

Sangue de Tinta – “Sangue De Tinta” dá seguimento à aventura de Meggie e seu pai, Mo, um encadernador de livros que tem o estranho dom de dar vida às palavras dos livros que lê em voz alta, fazendo seres das histórias surgirem à sua frente como que por mágica. No primeiro volume da trilogia “Mundo De Tinta”, a língua encantada de Mo traz à vida alguns personagens de um livro chamado “Coração De Tinta”, e acaba mandando para dentro da trama a mãe da menina.
Agora, neste segundo episódio, Meggie dá um jeito de entrar ela mesma no mundo fictício de Coração de tinta, onde tem o prazer de encontrar fadas, príncipes e saltimbancos que dançam com o fogo; e o sofrimento de acompanhar as artimanhas de vilões cruéis e sem misericórdia. Uma jornada sombria, repleta de fantasia e aventura.

Comentários

Enredo
Em Coração de Tinta conhecemos Mo e Maggie, pai e filha que adoram livros mas escondem um dom relativo ao seu hábito de leitura. Enquanto no primeiro livro Mo usou o seu dom para trazer das páginas para o mundo real, personagens de uma aventura épica e fantástica, dessa vez teremos o oposto, com Meggie.

A jornada de Meggie começa quando ela resolve ir atrás de Dedo Empoeirado, que voltou ao universo mágico de onde se originou em busca de retornar à sua casa, à sua vila de origem. Porém, ao longo de sua jornada ela cruzará novamente com Cabeça de Víbora, o principal vilão do livro, que voltará a lhe atormentar em busca de poder. Junto com sua gangue, ele está disposto a fazer qualquer coisa para ter posse do livro mágico e finalmente deter todo o poder para si.

Enquanto isso, Dedo Empoeirado começa a rever parentes e amigos que deixou para trás. Quando cruza com um misterioso homem, ele descobre um segredo que pode colocar Meggie e Mo em risco e enfrenta o dilema de finalmente voltar para casa ou desistir disso e partir para ajudar seus amigos.

Narrativa
A narrativa é dividida em três pontos de vista: teremos inicialmente o de Meggie, que começa no mundo real e depois parte para coração de tinta; o de Dedo Empoeirado que está em busca de sua casa e a de Mo que se encontra em uma situação de perigo. Posteriormente, uma nova situação se forma e também é inserida na história.

Gostei da forma como a autora conduziu cada um dos personagens separadamente. Enquanto no primeiro livro tínhamos todos juntos em um núcleo compacto, neste podemos acompanhar a jornada e as motivações de cada um separadamente, ao mesmo tempo em que se evolui as relações entre eles.

Alguns personagens retornam para a história e novos surgem, sobretudo nos novos nichos abordados.

Manteve o mesmo nível que o primeiro livro?
Sem dúvidas, Sangue de Tinta mantém o mesmo padrão iniciado no primeiro livro da trilogia. As cenas de ação e fuga são quase constantes e se acentuam pelo fato de muitos dos personagens se encontrarem em situações de risco. A descrição dos cenários é um ponto a mais para a história. Em determinados momentos, sente-se realmente o clima do universo que a autora criou.

O final encaminha a narrativa para o seu desfecho no terceiro livro da trilogia, Morte de Tinta. Ainda há algumas perguntas pendentes na história, mas espero que a autora consiga responder todas elas no próximo volume.

Considerações
Se você gostou de Coração de Tinta, certamente irá adorar essa continuação. Mesmo tendo lido o primeiro livro há pouco, estava com saudades de revisitar os personagens e sobretudo o universo criado por Cornelia. Já estou ansioso para devorar o terceiro livro e saber quais os desfechos que a autora preparou.

Dedo Empoeirado ocultou por trás de um sorriso o medo que se espalhou em seu coração.
Página 272

4 Estrelas

Comments

comentários

Powered by Facebook Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *