Como encontrar tempo para ler

Fonte: Shutterstock
Fonte: Shutterstock

Algumas pequenas atitudes podem ajudar a manter e melhorar seu hábito de leitura diariamente

Publicado na Universia Brasil

A maior parte das pessoas vive com suas agendas repletas de atividades a serem cumpridas e, por isso, têm pouco tempo livre para dedicar a si mesmo. Quanto mais responsabilidades as pessoas têm, mais rápido elas tendem a abandonar o hábito da leitura.

Horas disponíveis para ler
Por mais ocupada que seja sua rotina, você certamente tem algum tempo dedicado para descanso e lazer. A diferença entre leitores e pessoas que não adquiriram este hábito está ai: enquanto os primeiros aproveitam o tempo livre para virar páginas e páginas de um livro, os segundos buscam outras atividades para este momento.

Se você deseja aumentar a quantidade de livros que lê mensalmente, além de utilizar seu tempo livre, encontre também outros horários e momentos na sua rotina para ler.

Caso você tenha o costume de acordar cedo, aproveite para folhear um livro nas primeiras horas do dia. Ou, se você vai ao trabalho de transporte público, por exemplo, utilize também esses minutos para colocar sua leitura em dia. Lembre-se que existem dezenas de pequenas oportunidades no seu dia que você pode utilizar para este hábito.

Horas que deseja ler
Por mais ocupada que esteja sua semana, quando você realmente deseja ler um livro, você consegue fazer isso rapidamente. Em outras palavras, pode-se dizer que, quando nos sentimos motivados durante a leitura, conseguimos ler em uma velocidade maior, pois encontrarmos mais tempo para dedicarmos a atividade.

Preparamos algumas dicas para melhorar seu hábito de leitura e aumentar a quantidade de livros que você lê. Confira:

1. Pegue muitos livros emprestados
Vá a aquela biblioteca que você não frequenta há algum tempo e pegue diversos títulos emprestados. Aproveite a oportunidade para encontrar o livro que você sempre quis ler mais nunca iniciou, encontre aquela obra que te indicaram e aquelas que todos leram recentemente. Isso permite que você esteja sempre acompanhado de um livro. Portanto, aproveite as pequenas pausas do dia para lê-los.

2. Leia mais de um livro
Quanto mais tempo livre você tem, mais momentos você terá para se dedicar a leitura. Aproveite e leia mais de um título por vez, assim, você adquire mais conhecimento simultaneamente.

3. Se você não gostar….
Não tenha medo de abandonar o livro e começar outro. Provavelmente, se você não se sente atraído pela história nas primeiras páginas, não terá motivação suficiente para chegar até o final. Não se sinta culpado se deixar um livro inacabado. Tenha certeza que em breve encontrará um que você se identifique.

4. Leia o que sente vontade
Após um tempo, ler deixa de ser obrigação e se torna prazer, por isso, você pode optar pelo tipo de literatura que deseja. Não ache que você tem a obrigação ler algo que não se sente à vontade porque alguém disse que você deveria. Lembre-se: manter o hábito da leitura deve ser um prazer, não uma tortura.

Comments

comentários

Powered by Facebook Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *