5 dicas para melhorar o desempenho na época de vestibular

Fonte: Shutterstock
Fonte: Shutterstock

Confira as técnicas para facilitar o aprendizado e aumente o rendimento dos seus estudos

Publicado no Universia Brasil

Para ter um bom desempenho durante a preparação para os vestibulares e Enem, é necessário treinar diariamente, dentro e fora de sala de aula. Além dos exercícios feitos com o professor, o aluno precisa estar atento ao estudo em casa, elaborando um planejamento pautado em muita disciplina e organização.

Aliados aos livros e às apostilas, existem alguns hábitos que podem contribuir para a melhora do desempenho acadêmico. A seguir, confira 5 atitudes para melhorar o rendimento dos seus estudos:

1 – Identifique o seu próprio ritmo de aprendizado

O primeiro passo para melhorar o rendimento escolar é analisar qual método de estudo mais se ajusta ao seu perfil. Você é mais visual ou auditivo? Memoriza assuntos facilmente ou precisa de um estímulo maior? Esses são exemplos de perguntas que você pode fazer a si mesmo antes de começar a estudar. É importante conhecer o seu próprio ritmo.

2 – Utilize aplicativos educativos

Uma boa alternativa para organizar e aprofundar melhor os seus estudos é procurar por ferramentas que possam auxiliá-lo com as matérias, principalmente aquelas com as quais você tem mais dificuldade. Existem vários aplicativos educativos disponíveis para download gratuito.

3 – Estude diariamente

Lembre-se de que o estudo é um hábito contínuo e, por isso, você deve praticá-lo diariamente. Reserve um momento do dia específico para os estudos e procure cumpri-lo com disciplina. Não estude apenas na véspera da prova.

4 – Procure um lugar tranquilo para estudar

Para estudar, procure por um espaço silencioso, onde você possa se concentrar. Evite realizar várias atividades ao mesmo tempo e mantenha a sua concentração apenas nos estudos.

5 – Pratique exercícios físicos

Para manter o cérebro ativo e aliviar o estresse acumulado durante o período de preparação para as provas, é fundamental praticar atividades físicas. Reserve um momento do seu dia para cuidar do seu corpo. Você pode frequentar uma academia ou praticar um esporte que gosta, por exemplo.

Comments

comentários

Powered by Facebook Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *