Enem 2015: 10 dicas para criar um ótimo ambiente de estudo

Fonte: Shutterstock
Fonte: Shutterstock

Foco e concentração são essenciais na hora dos estudos. Confira outras dicas para obter bons resultados

Publicado no Universia Brasil

Barulho, celular, televisão, conversas paralelas. Na hora de estudar, tudo ao seu redor pode se tornar distração e prejudicar seu desempenho no Enem 2015. Contudo, manter a concentração é essencial para que você estude de maneira eficaz e obtenha bons resultados na vida acadêmica e, consequentemente, na vida profissional. Para ajudá-lo, a Universia Brasil reuniu 10 dicas que te auxiliarão a criar o melhor ambiente para seus estudos. Confira:

1 – Diminua as distrações

Deixe seu celular de lado por alguns instantes, desligue a televisão e, se necessário, não ouça música. Qualquer tipo de interrupção atrapalha o andamento de seus estudos e, visto que diferentes pessoas têm diferentes preferências, identifique suas distrações e tente minimiza-las. Deste modo, você manterá o foco e terá mais concentração nos estudos.

2 – Frequente bibliotecas
Seja ela pública, particular ou da escola, o ambiente da biblioteca é favorável para aqueles que desejam silêncio e poucas distrações e, portanto, podem ajudar a manter a concentração.

3 – Vá a uma cafeteria ou lanchonete
A maior parte desses estabelecimentos oferecem wi-fi gratuito, permitindo que você utilize sites como fonte de pesquisa. Além disso, cafeterias costumam ser mais silenciosas que outros comércios, de modo que podem ser uma boa opção. Caso o barulho ainda incomode, leve fones de ouvido para ajudar a manter-se concentrado.

4 – Tranque-se em seu quarto
Sua casa é provavelmente o local onde você se sente mais a vontade. Além de ter mais liberdade, estudar em casa não exige dinheiro ou tempo de locomoção. Contudo, as conversas com seus familiares e amigos podem se tornar fontes de distração. Por isso, estudar trancado em seu quarto é provavelmente uma das melhores opções.

5 – Encontre tempo quando parecer que isso não será possível
Muitas pessoas vivem rotinas que parecem não dar espaço para estudos. Nestes casos, qualquer tempo que você encontre para estudar é válido. Sendo assim, aproveite todas suas pausas e se jogue nos livros.

6 – Desconecte-se
Facebook, Whatsapp, Twitter, mensagens de texto, ligações. Estes são apenas alguns exemplos das distrações causadas por um único aparelho eletrônico, o celular. Por isso, na hora de estudar, é importante desconectar-se por alguns minutos e, assim, garantir que você tenha mais foco.

7 – Transporte suas lições e leituras
Existem maneiras simples para colocar isso em prática. Arquivos em PDF e livros online são boas soluções, por exemplo. Deste modo, você terá o material que precisa em mãos e poderá ainda adiantar suas tarefas enquanto espera atendimento médico ou está no transporte público.

8 – Tenha um escritório em casa
Ainda que o espaço seja pequeno, ter um local em sua casa reservado para atividades escolares pode ajudar na hora dos estudos. Além de ser um ambiente que demonstra a necessidade de concentração, ter um escritório também auxiliará na divisão “hora de estudar X hora de descansar”.

9 – Estabeleça horários
Reserve horas do dia especificas para serem dedicadas aos estudos. E lembre-se também de incluir atividades de lazer entre suas responsabilidades. Assim, você encontra um equilíbrio e pode obter resultados melhores. Além disso, evite passar a noite toda estudando ou mudar seus horários bruscamente.

10 – Encontre seu melhor momento
Enquanto alguns preferem estudar pela manhã, outros rendem mais a tarde ou ainda se sentem mais dispostos a noite. Encontre o horário mais favorável para você e dedique este tempo aos estudos.

Comments

comentários

Powered by Facebook Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *