Saiba quais são as melhores livrarias de Buenos Aires

A El Ateneo Grand Splendid é considerada uma das livrarias mais belas do mundo
A El Ateneo Grand Splendid é considerada uma das livrarias mais belas do mundo

A capital portenha tem mais livrarias por habitante do que qualquer outro destino do mundo. Veja as melhores para incluir em um roteiro pela cidade

Publicado no Pure Viagem

Título original: Buenos Aires: as melhores livrarias da cidade

Além da fama de ser um excelente destino de compras, entretenimento e boa comida, Buenos Aires é notoriamente uma cidade cultural que reserva ao turista uma infinidade de atrações, como museus (são mas de 120), galerias de arte, teatros, cinemas e uma extensa programação de eventos e festivais ao longo do ano.

A capital da Argentina é também um paraiso para os amantes dos livros. A quantidade de livrarias espalhadas pela cidade reflete o hábito da leitura tão presente na vida dos portenhos. De acordo com um estudo da World Cities Culture Forum, Buenos Aires tem cerca de 25 livrarias para cada cem mil habitantes – o maior número de lojas literárias por pessoa do mundo. Em 2011, a Unesco concedeu à metrópole o título de “Capital Mundial do Livro”, em reconhecimento a sua vocação editorial.

O melhor é que muitos estabelecimentos que vendem livros têm cafés onde você pode passar um dia inteiro cercado por prateleiras e estantes, enquanto bebe um cappuccino e come medialunas. Para os caçadores de títulos raros, há aproximadamente cem livrarias na cidade com itens usados e de colecionadores, a maioria delas situada ao longo da Avenida Corrientes.

Conheça, a seguir, a nossa seleção com as melhores livrarias de Buenos Aires:

A Librería de Ávila ocupa o local da mais antiga livraria de Buenos Aires
A Librería de Ávila ocupa o local da mais antiga livraria de Buenos Aires

Librería de Ávila – Está no mesmo local onde funcionou a primeira livraria de Buenos Aires, a “Librería del Colégio”. Oferece uma boa variedade de livros antigos, desde história argentina e americana a temas antropológicos e folclóricos. (Endereço: Alsina, 500 – San Telmo)

Walrus Books – Pequena livraria especializada em livros usados escritos na língua inglesa. São mais de cinco mil títulos novos e usados, incluindo romances clássicos, guias de viagem de segunda mão e história latino-americana. O ambiente é sossegado, com boa trilha sonora e serviço cortês fornecido pelo proprietário Geoffry e sua esposa, Josefina. (Endereço: Estados Unidos, 617 – San Telmo)

Unindo literatura e café, a Libros del Pasaje é uma das livrarias mais charmosas de Palermo
Unindo literatura e café, a Libros del Pasaje é uma das livrarias mais charmosas de Palermo

Libros del Pasaje – A organizada e aconchegante livraria é ideal para dar uma pausa no roteiro e ler um bom livro enquanto toma um café. Há de tudo um pouco: gêneros eruditas, clássicos, guias de viagem, romances, poesia, literatura argetina e uma seção com títulos infantis. (Endereço: Thames, 1762 – Palermo Soho)

Eterna Cadencia – Livraria elegante com ambientes acolhedores. Os sofás na parte de trás da casa são excelentes para ler um livro e nem ver a hora passar. O loca oferece uma ampla gama de atividades culturais, como oficinas, apresentações, debates, exposições de arte e palestras com autores. No pátio interno funciona um café com uma boa seleção de bebidas e comidinhas. (Endereço: Honduras, 5574 – Palermo Hollywood)

Na El Ateneo Grand Splendid, o antigo palco do teatro abriga uma charmosa cafeteria
Na El Ateneo Grand Splendid, o antigo palco do teatro abriga uma charmosa cafeteria

El Ateneo Grand Splendid – A mais bela livraria de Buenos Aires é parada obrigatória para os amantes dos livros que visitam a cidade. Até os menos entusiasmados vão se impressionar com a beleza e os detalhes do lugar centenário, onde já funcionou o prestigiado cine-teatro “Grand Splendid”, inaugurado em 1919. No palco principal, com a pesada cortina de veludo entreaberta, encontra-se um bar e café ideal para sentar, pedir uma bebida e ver a movimentação. (Endereço: Avenida Santa Fe, 1860)

El Ateneo – Além da “Grand Spendid”, a rede de livrarias tem a matriz na Calle Florida, a movimentada via de pedestres, e outras filiais espalhadas pela cidade. Em geral, as lojas são bem espaçosas e convidativas à leitura. (Endereços: Florida 340, Cabildo esq. Juramento, Florida 629)

Zivals – Muitos turistas entram na loja e vão direto para as prateleiras de CDs que têm uma das melhores seleções de tango da cidade, além de muitos álbuns de jazz, folk, música clássica e gravações locais independentes. A Zivals é também uma excelente livraria. (Endereço: Callao, 395 – Centro)

A livraria Dain Usina Cultural ocupa um casarão da década de 1940
A livraria Dain Usina Cultural ocupa um casarão da década de 1940

Dain Usina Cultural – Instalada em uma casa antiga adaptada, como muitos estabelecimentos de Palermo, a loja reúne cafeteria, restaurante e livraria em um só lugar. São mais de 20 mil exemplares disponíveis, entre livros de arte de capa dura, clássicos e títulos de gastronomia. Como se isso não bastasse, há ainda programação de música ao vivo, cursos, debates e lançamentos editoriais. (Endereço: Nicaragua, 4800 esq. Thames – Palermo)

Boutique del Libro – Combina livraria e cafeteria. É um ótimo lugar para encontrar livros de arte, fotografia, moda ou design, assim como títulos em inglês e os principais lamçamentos. Há também uma pequena coleção de CDs de artistas argentinos e internacionais. (Endereço: Thames, 1762 – Palermo)

Comments

comentários

Powered by Facebook Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *