Projeto de leitura no metrô faz um ano com mais de 1.300 livros doados

 Projeto Leitura no Vagão fez um ano nesta quarta-feira (12) Reprodução/Facebook
Projeto Leitura no Vagão fez um ano nesta quarta-feira (12) Reprodução/Facebook

Criador do Leitura no Vagão quer mostrar que período no transporte “não é um tempo perdido”

Publicado no R7

Muitas pessoas acham que o período dentro do transporte público é um “tempo perdido”. Outras aproveitam para usar redes sociais e bater papo com os amigos. Porém, nem todos pensam assim. Com a ideia de transformar as viagens diárias em momentos para ler, Fernando Tremonti começou o projeto Leitura no Vagão, que comemorou um ano nesta quarta-feira (12).

Tremonti afirma que já foram doados mais de 1.300 exemplares para o projeto que deixa livros dentro dos vagões de metrô. “Viajando” pelas linhas, muitas pessoas podem ler o mesmo livro.

Tudo começou quando Tremonti quis dividir com outras pessoas as experiências que os livros trouxeram para ele. Assim, ele começou a etiquetar os livros que tinha e “presentear” os usuários do metrô.

Depois disso, foi criada uma rede de pessoas que começaram a participar do projeto.

— Tem muita gente bacana que quer ajudar. Eu tento incentivar mandando os kits para elas com uma etiqueta, um folder e um marcador. Elas mesmas podem deixar no vagão.

As doações também podem ser feitas pessoalmente. Tremonti é quem busca os livros e as estações de metrô, geralmente, são o ponto de encontro.

— É importante saber que o bem que esse livro te fez vai fazer bem para outras pessoas. Não deixo [o livro] preso em casa. É até um crime você deixar um livro preso em casa.

Ele afirma, ainda, que algumas editoras também ajudam doando livros, mas que a maior parte vem de pessoas que querem compartilhar suas experiências.

— Eu gostaria que [o projeto] tivesse um efeito positivo [na vida dos outros]. As pessoas com quem eu converso dizem que é uma iniciativa legal para usar esse tempo dentro do trem para fazer algo. Não é um tempo perdido.

Quem quiser ajudar o projeto fazendo doações pode entrar em contato pelo e-mail [email protected] ou pela página do Leitura no Vagão no Facebook.

Comments

comentários

Powered by Facebook Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *