Biblioteca Livros sobre Trilhos

201107181607570.Foto - André Ávila (1)

Publicado no Trensurb

Criada em dezembro de 2008 e mantida por meio de parceria entre Trensurb e Instituto Brasil Leitor, a Biblioteca Livros sobre Trilhos funciona de segunda a sexta-feira, das 10h às 20h, na plataforma de embarque da Estação Mercado. Para utilizar o serviço, é necessário apenas fazer um cadastro gratuito. Os interessados devem apresentar documento de identidade, CPF e comprovante de residência atual (originais e cópias), juntamente com uma foto 3×4. Menores de 18 anos devem estar acompanhados dos pais. Os leitores são cadastrados e recebem uma carteira de identificação com foto e código de barras para usar o serviço. A partir daí, podem retirar os livros de seu interesse sem custo algum e desfrutar do mundo da leitura.

A biblioteca conta com 6,2 mil livros dos mais diversos gêneros: literatura brasileira, autoajuda, best-seller, infanto-juvenil, filosofia, religião, ciências sociais, linguística, artes e história. Com 3,6 mil sócios a Livros sobre Trilhos já contabiliza mais de 50 mil empréstimos. Somente em 2014, foram mais de 6 mil empréstimos e o acervo, ampliado apenas através de doações, aumentou em cerca de mil publicações.

Em abril de 2010, a Biblioteca Livros sobre Trilhos recebeu o título de “Biblioteca do Ano 2009″, em evento realizado pela Câmara Rio-Grandense do Livro. A homenagem é realizada anualmente como parte das comemorações pelo Dia Mundial do Livro e do Direito do Autor, instituído pela Unesco. Em outubro de 2014, a Trensurb recebeu o prêmio Top Cidadania ABRH-RS, pelo case sobre a Biblioteca Livros Sobre Trilhos e seu papel na democratização da leitura.

201101141333140.atividades_culturais_biblioteca_1

No mês de outubro de 2014, foi a vez da biblioteca receber o Prêmio Top Cidadania, oferecido pela Associação Brasileira de Recursos Humanos, Seccional Rio Grande do Sul (ABRH-RS). O reconhecimento é dado a instituições públicas e privadas que se esforçam no desenvolvimento de projetos que beneficiam comunidades externas à empresa. A empresa metroviária recebeu a certificação a partir da apresentação do case da Biblioteca Livros sobre Trilhos, que disponibiliza mais de 6 mil livros para empréstimo aos seus quase 4 mil sócios.

dica da Luciana Pinheiro

Comments

comentários

Powered by Facebook Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *