‘Crianças precisam ler’, diz menino de MT que arrecadou mais de 2 mil livros

Jefferson Gabriel da Silva Melo, de 12 anos, sentado na pilha de livros arrecadados (Foto: Maria Anffe/GcomMT)
Jefferson Gabriel da Silva Melo, de 12 anos, sentado na pilha de livros arrecadados (Foto: Maria Anffe/GcomMT)

 

Criança de 12 anos quer montar biblioteca para a comunidade onde mora.
Ele também já ganhou um computador e materiais para construir o local.

Denise Soares, no G1

Desde que teve a ideia de construir uma biblioteca comunitária, Jefferson Gabriel da Silva Melo, de 12 anos, já conseguiu arrecadar mais de dois mil livros. O garoto mora com os pais no Distrito de Bonsucesso na cidade de Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá. No começo deste ano Jefferson começou a arrecadar os livros para permitir que as crianças e moradores da comunidade possam ter acesso à leitura, já que a única escola da região não tem biblioteca.

No Dia das Crianças, comemorado nesta segunda-feira (12), Jefferson vai participar de atividades com outras crianças e eventos em comemoração ao Dia de Nossa Senhora Aparecida, na comunidade onde mora.

“As crianças precisam ter alguma atividade, precisam ler”, comentou o garoto. Todos os livros que Jefferson ganhou ficam estocados na casa e na área da residência da família. Segundo o ele, não há mais espaço na área para colocar os livros, que não param de chegar na casa.

Jefferson sonha em construir uma biblioteca para a comunidade onde mora (Foto: Maria Anffe/GcomMT)
Jefferson sonha em construir uma biblioteca para a comunidade onde mora (Foto: Maria Anffe/GcomMT)

 

Pessoas que souberam da iniciativa de Jefferson se comoveram e decidiram doar materiais para a construção da biblioteca. A ideia é aproveitar o espaço de um centro comunitário e construir a biblioteca no mesmo local. Um empresário decidiu doar um computador para a futura biblioteca de Jefferson.

“Na minha casa não tem mais espaço. A área está cheia de livros. Ganhei um computador e vou usá-lo na biblioteca que vamos construir. Continuo juntando os livros até conseguirmos o local”, disse.

A casa de Jefferson está cheia de livros didáticos, enciclopédias, atlas, gibis, dicionários e romances. Enquanto a biblioteca não começa a funcionar, os moradores e estudantes visitam a casa do adolescente para consultar os livros.

Exemplo
A família ajuda o menino a conseguir mais livros e materiais que serão usados na biblioteca.

“Estamos correndo atrás. Conseguimos pessoas que vão doar os materiais e reformar o centro comunitário. Várias pessoas doaram livros, uma estudante de Santa Catarina veio visitar a mãe em Cuiabá e deixou diversos livros do curso de direito e livros de concursos para estudo”, lembrou a mãe de Jefferson, Janice Ferreira da Silva.

O adolescente cursa o 6º ano do ensino fundamental no período da manhã na Escola Maria Barbosa Martins. A ideia do menino é que a futura biblioteca funcione à tarde, para que ele possa ajudar a cuidar do local após os estudos.

Comments

comentários

Powered by Facebook Comments

One thought on “‘Crianças precisam ler’, diz menino de MT que arrecadou mais de 2 mil livros

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *