Na reta final para o Enem, dicas são relaxar e revisar conteúdo

Avaliação acontece neste final de semana
Avaliação acontece neste final de semana

 

Se você não estudou o que deveria, o jeito é revisar o que já aprendeu

Nathália de Alcântara, em A Tribuna

Em quatro dias, 7,7 milhões de estudantes estarão na disputa por uma vaga em um curso de Ensino Superior, por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). E para quem até agora nem viu a cara dos livros exigidos, só resta relaxar. A essa altura do campeonato, segundo especialistas, não adianta mais correr atrás do prejuízo.

Lembre-se de que você pode cair em uma sala quente, sem cadeira para canhoto ou com muito barulho da rua. Então, esteja focado. Leve água e barrinha ou chocolate para enganar a fome. Vá com o emocional tranquilo.

Apesar de não existir receita mágica para ser aprovado, a especialista em concursos e vestibulares Martha Vergine garante que não basta saber apenas o conteúdo das matérias, mas também o que se passa no mundo e como relacionar essas duas coisas.

“Uma dica é usar as aulas regulares como preparação”. E, nesse sentido, ainda dá para correr atrás da bola.

Outro ponto importante para Martha é fazer resumos. Mas, a essa altura, foque no que tem mais facilidade. “Sem revisão não tem aprovação. Faça exercícios, provas anteriores, resumos no caderno. Digo que 70% da prova é emocional e 30% de técnica”.

A professora Denise D’Auria Tardeli,que é doutora em Psicologia Escolar e Desenvolvimento Humano e pós-doutoranda em Educação, diz que é bom ficar atento aos noticiários e documentários.

“Evite se informar em Facebook, onde é tudo superficial. Algo bem interessante de fazer, principalmente com a família reunida na sala, é ver debates de jornalistas sobre assuntos atuais. Você ouvirá diversos pontos de vista”.

Comments

comentários

Powered by Facebook Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *