As livrarias mais pitorescas do mundo

Fernanda Castelo Branco. no Vontade de Viajar

Depois de passear pela história das livrarias mais bonitas do mundo e seus prédios clássicos do século passado, que tal conhecer alguns lugares encantadores que mantêm vivos os livros de papel em tempos de leitura digital?

Essas 5 livrarias cheias de personalidade abriram as portas dos anos 90 para cá e bem que merecem entrar no roteiro de viagem!

Cook & Book – Bruxelas

Livrarias-mais-bonitas-do-mundo-Cook-Book-Bruxelas

O nome da praça onde fica essa livraria belga não podia ser mais simpático: Place du Temps Libre – a praça do tempo livre. A Cook & Book tem bistrôs moderninhos integrados a seus 9 salões de livros, todos lindamente decorados, cada um com um tema diferente: artes, música, viagem, HQ, literatura inglesa etc. Uma boa opção para um brunch!

Atlantis Books, em Santorini

Livrarias-mais-bonitas-do-mundo-Atlantis-Books-Santorini

Quando viajaram para Santorini, em 2002, dois jovens americanos repararam que a ilha grega não tinha nenhuma livraria – e resolveram abrir uma! Com um terraço perfeito para ver o pôr-do-sol, a pequena Atlantis Books tem grandes títulos em inglês (você não precisa aprender grego!) e também faz pequenas encadernações artesanais.

Libreria Acqua Alta, em Veneza

Livrarias-Libreria-Acqua-Alta-em-Veneza

A Libreria Acqua Alta, em Veneza, é entulhada de ponta a ponta. Numa cidade em que as ruas são constantemente inundadas, as pilhas de livros desse enorme sebo ficam todas sobre pallets que podem ser levantados quando a maré sobe – ou, ainda melhor, em bacias e banheiras que flutuam se o nível da água ficar alto demais. Tem até uma gôndola inteira cheia de livros no salão principal! Mas, para mim, o mais legal da Libreria é bom humor: a seta da “saída de incêndio” que dá direto num canal veneziano ficou famosa na internet 🙂

Cafebrería El Péndulo, na Cidade do México

Livrarias-mais-bonitas-do-mundo-El-Pendulo-Mexico

A cafeteria e livraria mexicana El Péndulo também realiza concursos literários e outros eventos. Tem 6 filiais, mas esta no bairro de Polanco é a mais famosa por causa da árvore no meio da loja e as plantas penduradas por todos os lados. Um bom lugar para fazer uma pausa e tomar um café.

Barter Books, em Alnwick (UK)

Lembra que a gente falou do Castelo de Alnwick uma vez aqui no blog? Pertinho dali, numa antiga estação de trem, fica a livraria que redescobriu o cartaz “Keep Calm and Carry On” criado na II Guerra Mundial. Se pôster britânico virou mania mundial nos anos 2000, a culpa foi dos donos da Bater Books, um dos maiores sebos da Europa, com grande variedade de livros de segunda mão e edições históricas.

Comments

comentários

Powered by Facebook Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *