Quer aumentar suas notas? confira alguns bons truques para memorizar seus estudos

Mente

Publicado no Amo Direito

Para os estudantes que estão focados em aumentar suas notas, não basta apenas estudar. É preciso, também, ter uma boa capacidade de memorização. Embora pareça difícil reter todo o conteúdo abordado em sala de aula, é possível unir ao útil ao agradável utilizando algumas técnicas de estudo que potencializam a capacidade de recordar os tópicos vistos. Se você está pensando em otimizar suas horas de estudo e melhorar a memória, não deixe de conferir as dicas a seguir:

1 – Leia em voz alta
Para confirmar se você entendeu mesmo o que está lendo, leia as passagens e, se possível, faça perguntas a si próprio. Dessa maneira, você aumenta seu potencial de assimilação e cria mais uma maneira de recordar a matéria, através do som – o que funciona perfeitamente para alunos auditivos.

2 – Grife e anote
Destacar passagens dos livros é muito importante, porém, não basta para fixar o conhecimento. Além de utilizar o marca texto, faça anotações durante a leitura. Certifique-se de que elas sejam claras e compreensíveis, para que também possam colaborar em sessões de estudo antes de provas, por exemplo.

3- Utilize vários sistemas
Quanto mais você se aprofundar em um conceito, mais fácil será compreendê-lo e gravá-lo. Por isso, o melhor a fazer é abordá-lo de múltiplas maneiras, assimilando conceitos interdisciplinares e associando-os com vários tópicos de diferentes matérias, algo que funcionaria muito bem, por exemplo, entre Matemática e Física ou Química e Biologia. A ideia é que, ao construir o conhecimento, ele se tornará mais consolidado.

4 – Use o sono ao seu favor
Dormir é fundamental para a consolidação do aprendizado, já que é durante o sono que o cérebro fixa as memórias do dia. Por isso, é uma boa ideia estudar antes de dormir – desde que você não esteja exausto – para que o aprendizado possa ser retido mais facilmente.

Fonte: Universia Brasil

Comments

comentários

Powered by Facebook Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *