Gêmeos cearenses são aprovados no ITA e no IME: ‘muita dedicação’

Irmãos foram aprovados em dois dos vestibulares mais concorridos do país.
Fortaleza lidera o ranking nacional dos aprovados no ITA e no IME.

alunos_ita

Publicado em G1

Os gêmeos cearenses Felipe e Mateus de Castro e Silva, 18 anos, comemoram aprovação em dois dos vestibulares mais concorridos do país: o Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA) e o Instituto Militar de Engenharia (IME).

Para conseguir a aprovação, os irmãos tiveram uma rotina intensa de estudos. “A gente chega no colégio geralmente 7h30, que é quando começam as aulas. As aulas terminam 16h30 e nós continuamos no colégio até 21h30 com a maioria do pessoal que está focado e que se dedica mais a esses tipos de vestibulares mais concorridos”, conta Felipe.

Para Mateus, a dedicação nos estudos foi essencial para conquistar as vagas: “Primeiro, eu diria que o que me ajudou foi muita dedicação. Não dá para passar no vestibular querendo sair todo final de semana, não tem condições. Segundo, a pessoa tem que se conhecer, saber seus limites, onde ela pode e não pode ir e onde ela tem que se esforçar mais”. Em 2015, cada um dos gêmeos participou de 5 olimpíadas, incluindo competições internacionais.

‘Sempre peguei no pé’, diz mãe
A coleção de medalhas é comemorada pela mãe. “Sempre peguei muito no pé deles para estudar. Eu era daquelas que ficava cobrando, fazia perguntas, fazia ditado, fazia tudo, né?”, explica atendente de supermercado Vera Lúcia Menezes de Castro.

O apoio emocional e de família é uma das recomendações do coordenador pedagógico dos gêmeos. “É preciso programar como ele vai realizar todas as etapas, desde a parte de estudo até a preparação e a disciplina para poder realizar todas as atividades e o perfil psicológico dele para manter o equilíbrio”, afirma o coordenador Francisco Teixeira Júnior.

Fortaleza no topo do ranking de aprovados
A dedicação de alunos como Felipe e Mateus ajudou a colocar Fortaleza em primeiro lugar no ranking nacional de aprovações nos dois vestibulares. Na capital cearense, foram 69 aprovados no IME e 61 no ITA, bem acima dos segundos colocados: Rio de janeiro, com 34 alunos classificados no IME e São José dos Campos, com 39 selecionados no ITA. “O que mais me atrai são as oportunidades que você tem depois do curso e também para quem gosta dessa área de tecnologia é uma oportunidade de estudar numa faculdade de excelência aqui no Brasil”, completa Mateus.

Comments

comentários

Powered by Facebook Comments

One thought on “Gêmeos cearenses são aprovados no ITA e no IME: ‘muita dedicação’

  • 22 de fevereiro de 2016 em 11:51
    Permalink

    Parabéns! Muito legal ver uma notícia assim, serve como incentivo para todos nós que buscamos uma aprovação. Abraços de minas gerais.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *