5 dicas para conseguir ler mais em 2016

Fonte: Shutterstock
Fonte: Shutterstock

 

Saiba como driblar a correria da rotina e arranjar mais tempo para ler

Publicado no Universia Brasil

Muitas pessoas desejam ter mais tempo para ler, mas acabam deixando esse hábito por causa da rotina muito atarefada. No entanto, trata-se de uma atividade que não pode ser deixada de lado, já que a leitura é capaz de estimular a criatividade, assim como o desenvolvimento da capacidade verbal e escrita. Contudo, mesmo com esses benefícios, os livros continuam sendo abandonados na prateleira.

Foi pensando nisso que a seguir separamos 5 dicas para conseguir ler mais em 2016, mesmo em meio à correria do dia a dia. Confira abaixo:

1 – Estabeleça uma meta de leitura
Quando for começar uma leitura, é interessante planejar o número de páginas que vai ler. Você pode estabelecer que vai ler 30 páginas de um livro toda noite antes de dormir, por exemplo. Manter esse ritmo pode ajudá-lo a se organizar melhor, tendo uma noção do seu próprio progresso.

2 – Leia o que você tem interesse
Ao invés de se prender a recomendações de colegas ou listas de best-sellers, por exemplo, é importante ler conforme o seu próprio gosto. Ler o que gosta pode ser uma forma eficiente para manter o hábito em dia como um hobby e não como uma mera obrigação. Seja um livro curto ou extenso, o importante é colocar essa atividade em prática.

3 – Leitura digital
Na era digital, já existem vários aplicativos que tornam possível ler online e de graça. Você pode baixar e-books para ler no seu próprio celular, na hora e no local em que desejar. Isso pode ser ótimo para otimizar a sua leitura, aproveitando, por exemplo, um intervalo de almoço no trabalho ou uma espera no consultório.

4 – Pegue um livro antes de dormir
Você pode aproveitar a última meia hora antes de dormir para se dedicar à leitura. Esse hábito pode ajudá-lo a relaxar, fazendo com que você pegue no sono mais facilmente. Basta ler algumas páginas e você já poderá notar que está mais calmo para dormir com mais tranquilidade.

5 – Discuta a leitura com outras pessoas
Conversar com os outros sobre uma obra pode funcionar como um ótimo estímulo para que você continue a sua leitura. Por isso, procure saber se algum amigo ou familiar está lendo o mesmo livro que você ou participe de fóruns online de discussão ou comunidades em redes sociais, por exemplo. Isso pode ajudá-lo a se manter informado sobre o que as outras pessoas pensam sobre o livro.

Comments

comentários

Powered by Facebook Comments

One thought on “5 dicas para conseguir ler mais em 2016

  • 9 de janeiro de 2016 em 12:48
    Permalink

    Não basta aumentar a quantidade de leitura anual. Há que se verificar a qualidade do que se lê. É melhor ler menos em quantidade e mais em qualidade. Nunca se leu tanto de tão pouco.ri

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *