Quem lê por prazer é mais feliz e confiante, diz estudo recente

ler-por-prazer-traz-beneficios-foto-megan-trace_620173

O aumento da confiança e a satisfação com a própria vida são alguns dos benefícios da leitura. Você já leu hoje?

Flávia Resende, no Blasting News

Uma pesquisa realizada pelo Centro de Pesquisa de Leitura, Literatura e Sociedade da Universidade de Liverpool, no Reino Unido, investigou os hábitos de leitura, motivação, critério de escolha dos livros, frequência e efeitos que a leitura causa na vida das pessoas.

A pesquisa, que foi liderada pelo Dr Josie Billington e entrevistou mais de duas mil pessoas, explorou os benefícios emocional, social e psicológico de adultos que leem regularmente por prazer descobriu que as pessoas que leem mais são mais propensas a ficarem satisfeitas com suas vidas.

Encomendada pelos chocolates Galaxy em nome do Quick Reads – programa que produz livros curtos por autores renomados para pessoas ocupadas e que não são leitores menos confiantes -, a pesquisa mostrou que a leitura regular tem a habilidade única de fortalecer o embarque do leitor em jornadas positivas na vida, conectá-los uns com os outros e fazer com que os leitores sintam-se mais confiantes sendo eles mesmos.

Benefícios da leitura

Aumento da confiança

A pesquisa mostrou que os livros podem fornecer a confiança necessária para que busquemos nossos objetivos e tomemos grandes decisões na vida: 36% da população foi inspirada a viajar por causa de um livro e 27% das pessoas foram inspiradas a fazer mudanças positivas na vida – desde leitura à procura de um novo emprego ou terminar um relacionamento ruim.

Remédio para stress

Um terço da população admitiu que gostaria de ler mais, mas são frequentemente distraídos pelo celular ou TV. No entanto, destacando o efeito significante que um bom livro pode ter em nosso contentamento e realização, a pesquisa revelou que mais de um terço das pessoas do mundo escolhe a leitura como um remédio para o stress: 41% dos adultos descobriram que curar as preocupações diárias com uma leitura é melhor do que sair à noite com amigos. Já 35% dos entrevistados revelaram que os livros os trazem mais conforto quando estão se sentindo pra baixo, enquanto 31% escolhem uma taça de vinho e 10% um banho quente.

“Os efeitos positivos que a leitura pode ter em uma sociedade são amplamente documentados e o que tem se fez bem claro nessa pesquisa é que os livros podem nos ajudar a aproveitar as coisas pequenas na vida e sermos mais felizes aceitando nós mesmos como somos”, diz o Dr Josie Billington.

Comments

comentários

Powered by Facebook Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *