Crianças leem para cachorros abandonados em abrigo nos EUA

Publicado na Folha de S. Paulo

Para ajudar cães abandonados, um abrigo nos Estados Unidos criou um projeto que incentiva crianças a passarem algumas horas dos seus dias lendo histórias para os bichos.

Leitura

No programa Shelter Buddies Reading (leitura para os parceiros do abrigo, em inglês), meninos e meninas a partir de cinco anos podem praticar suas técnicas de leitura e ainda ajudar os animais a superarem seus traumas. “Muitos cachorros mostram sinais de medo e ansiedade. Mas é incrível o quanto eles respondem às crianças”, diz JoEllyn Klepacki, diretora da Sociedade Humana do Missouri, responsável pelo abrigo.

Ela explica que esses animais têm mais dificuldade para conquistar um lar, uma vez que não conseguem interagir com os humanos que os visitam. “As pessoas geralmente se agacham, querem brincar, falar com os cachorros. Mas para alguns, isso pode ser assustador”, afirma a diretora.

Por isso, antes de começarem a atividade, os jovens voluntários recebem um treinamento de uma hora e meia, que ensina como interagir com os cães e a usar a linguagem corporal para transmitir tranquilidade. Grace Gao, 12, já leu para os cachorros algumas vezes. “Alguns ficam assustados no começo, e depois vão se aproximando”, diz. “É muito bacana ver como eles conseguem expressar seus sentimentos também”. De acordo com as regras do programa, as crianças podem ler qualquer história para os pets. “Elas dizem ‘eu acho que eles vão gostar desse aqui’, e mostram as imagens para os cachorros”, conta JoEllyn.

“Quando você lê para um cachorro uma vez, depois quer ler mais e mais”, conta Olivia, 10, irmã de Grace.

Comments

comentários

Powered by Facebook Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *