3 Livros de José Saramago que você precisa ler!

jose-saramago-300x298

Tico Farpelli, no Correio de Uberlândia

Olá Meninos e Meninas que leem!

Depois de uma semana conturbada de ausência, retorno com algumas dicas de leitura de um autor que eu simplesmente amo. José Saramago entrou em minha vida durante o vestibular que prestei para a Universidade Federal de Uberlândia em 2008. Seu livro “Ensaio Sobre a Cegueira” era uma das obras obrigatórias da prova de literatura.

Comecei a ler sem grandes expectativas e o que se seguiu, foi uma paixão sem limites por este escritor maravilhoso. Abaixo eu cito 3 obras que você PRECISA ler deste incrível autor:

ENSAIO SOBRE A CEGUEIRA

O livro que funcionou, para mim, como porta de entrada para o universo de Saramago conta a história de uma sociedade acometida com uma doença chamada cegueira branca. Aos poucos as pessoas vão se tornando incapazes de enxergar, tendo a visão reduzida a um brilho branco leitoso. Os personagens não têm nome e a narrativa é guiada pela “mulher do médico”, a única pessoa que enxerga o caos em que a sociedade caiu.

AS INTERMITÊNCIAS DA MORTE

Uma das minhas próximas leituras, o livro narra o dia em que a morte decide entrar em greve. A premissa de mostrar os impactos que este pequeno ato teria para o mundo é incrível e acaba por levar a uma discussão sobre os impactos da morte (ou da falta dela) na nossa existência. Estou ansiosíssimo para começar a ler este livro.

O EVANGELHO SEGUNDO JESUS CRISTO

Uma das obras que mostra o caráter contestador de Saramago perante a religião, “Evangelho…” conta a história de um Jesus Cristo humano. Ao adotar a perspectiva da humanização de Cristo, Saramago levanta a questão de que a crucificação como forma de expiação dos pecados da humanidade, na verdade serviu como o estopim para guerras santas e perseguições religiosas.

Comments

comentários

Powered by Facebook Comments

One thought on “3 Livros de José Saramago que você precisa ler!

  • 1 de fevereiro de 2018 em 18:05
    Permalink

    Acrescentar em sua lista a obra prima: Caim.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *