As Vantagens De Ler “As Vantagens De Ser Invisível”

11111

Davi Medeiros, no Docas Pop

Quem já leu “As vantagens de ser invisível” certamente se encantou pela história e personalidade do Charlie e saiu recomendando para todo mundo. De autoria de Stephen Chbosky, o livro é um dos mais icônicos da juventude atual e, além de ser sensível e bonito, marca de várias formas a vida de quem o lê. A seguir, separamos algumas das vantagens de ser leitor de As Vantagens ser invisível.

1. Você conhece músicas maravilhosas.

The Smiths, David Bowie, Sonic Youth e Dexy’s Midnight Runners são algumas das bandas e cantores que se conhece através do livro ou do filme. Quem não se emociona com “Heroes” no final, ou com “Asleep”, a música preferida de Charlie? E eu não poderia deixar de comentar que “Come on Eileen”, do Dexy’s, é a melhor música do mundo para festas!!!

2. O Charlie cita ótimos livros.

Todos sabem que o Charlie tem um professor de Inglês muito bacana e que os dois acabam se tornando amigos. Essa amizade resulta na leitura de livros que agregam muito à vida do garoto, como “O sol é para todos”, de Harper Lee, e “O Grande Gatsby”, do Fitzgerald. De todos os livros, com certeza “O apanhador no campo de centeio” é o mais marcante. Não há dúvidas que muitas pessoas tenham lido esse livro por recomendação do Charlie. “Bill me deu um livro para ler durante as férias. O apanhador no campo de centeio. Era o livro favorito de Bill quando ele tinha a minha idade. Ele disse que era o tipo de livro feito para nós. Li as primeiras vinte páginas. Não sei como me senti em relação a ele, mas parecia apropriado naquele momento.”

3. Em alguns casos, o leitor se torna menos tímido.

O Charlie começa o livro todo tímido e invisível, nada participativo e sem amigos (seu único amigo tinha acabado de cometer suicídio). No entanto, logo ele conhece o Patrick e a Sam e sua vida muda completamente. Muitos adolescentes se veem assim no início do ensino médio, exceto talvez a parte do suicídio. O que o livro ensina é que nós temos que aproveitar a vida, ou melhor, a adolescência, ao máximo ao lado dos nossos amigos. Não podemos só observar tudo sem nunca participar. Ser jovem é curtir e ser sensível ao mesmo tempo. P.s.: empreste o livro para um amigo e veja ele se tornar menos tímido também.

12884345_1065539123518421_1011448203_n

4. Nos proporciona reflexões.

“Eu sei que tudo isso serão apenas histórias algum dia. E nossas fotos se tornarão velhas fotografias. E todos nós nos tornaremos mãe ou pai de alguém. Mas agora, exatamente agora, esses momentos não são histórias. Está acontecendo. Eu posso ver. E nesse momento, eu juro, nós somos infinitos.” Ler As Vantagens esquenta nosso coração. O livro é narrado de forma tão simples e tocante que por diversas vezes nos sentimos como o personagem. Momentos bons que poderiam durar para sempre, mas um dia serão apenas lembranças. Ou aquela foto que um dia não foi só uma foto: um dia aconteceu. Como não ser contagiado pela nostalgia do Charlie? A adolescência é o período de maior instabilidade da vida, e o autor do livro conseguiu captar muito bem os nossos sentimentos. Todos sabemos como é ter uma Sam na vida: uma pessoa de quem gostamos muito, mas que nunca será nossa.

5. “As vantagens de ser invisível” muda nossas vidas.

Por fim, é válido dizer que ninguém é o mesmo após o término da leitura. O Charlie vai ser para sempre um dos melhores amigos de quem o acompanhou por algumas centenas de páginas. Seja pela música, pelos livros ou citações, nossas vidas sempre vão ter aquele pedacinho da história do escritor e também diretor do filme Stephen Chbosky, e talvez você possa ser que você esteja relendo o livro aos 80 anos pela centésima vez e se sentindo jovem e infinito.

Acompanhe esse clipe que preparamos com algumas cenas do Filme que conta com atores como Emma Watson (“Harry Potter”), Logan Lerman (“Percy Jackson”) e Ezra Miller (“Precisamos Falar Sobre Kevin”)

Comments

comentários

Powered by Facebook Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *